Como lidar com pais controladores?

Ao lidar com pais controladores
Ao lidar com pais controladores, há quatro coisas que você deve lembrar: mantenha-se sob controle, tente entender seus pais, saiba onde estabelecer limites e dê alternativas.

Alguns pais tendem a ser controladores demais no que diz respeito aos filhos. Às vezes, eles exageram e tentam viver a vida dos filhos por eles. Ser um adolescente com um pai controlador é uma situação complicada. Você não pode viver sua própria vida livremente e até mesmo fazer suas próprias escolhas.

Dê alternativas

Ao lidar com pais controladores, há quatro coisas que você deve lembrar: mantenha-se sob controle, tente entender seus pais, saiba onde estabelecer limites e dê alternativas.

Aprenda a ser responsável para que seus pais saibam que você merece a liberdade que deseja
Aprenda a ser responsável para que seus pais saibam que você merece a liberdade que deseja.

Mantenha-se sob controle. Eles podem estar controlando, mas ainda são seus pais. Evite explosões de raiva que possam ferir seus sentimentos e fazer com que se sintam desvalorizados. Tenha calma ao falar com eles sobre essas coisas e seja educado quando estiver tentando explicar as coisas. Se você já mora sozinho e seus pais o visitam com frequência, tente não ser rude e lidar com as coisas com responsabilidade.

Tente entender seus pais. Cuidar de uma criança é um hábito difícil de quebrar para alguns pais. É importante que você entenda as possíveis razões pelas quais eles estão controlando. Pode ser por causa de como seus pais eram ou por causa das inseguranças. Eles podem ficar inseguros de si mesmos a ponto de sentir a necessidade de ter controle sobre você. Existem muitas motivações possíveis para o comportamento controlador deles, mas entender por que eles são assim o ajudará a controlar sua raiva contra as coisas inadequadas que fazem.

Saiba onde traçar a linha. Avalie a situação e decida por si mesmo até que ponto está disposto a deixá-los ir ou, mais importante, quanto controle sobre você pode assumir. É a sua vida e, portanto, em certa medida, suas regras. Avise seus pais sempre que estiverem fazendo algo fora de seus limites. Explique de uma forma muito educada que você já é um adulto e tem que aprender as coisas por conta própria. Faça-os perceber que você realmente aprecia todas as coisas que estão tentando fazer por você, mas algumas delas são desnecessárias. Saliente que eles lhe ensinaram desde pequeno como ser responsável e que é hora de você aplicar o que aprendeu por conta própria.
Dê alternativas. Você pode negociar com seus pais de forma muito discreta. Se eles fizerem algo que seja demais para você, não diga apenas para pararem de fazer. Você pode limitar as coisas que eles fazem para que ambas as partes sejam felizes. Um exemplo é quando seus pais ligam para você quase a cada dois minutos. Você pode conversar com eles sobre isso e tentar negociar a frequência de suas chamadas. Você pode fornecer uma alternativa, como enviar uma mensagem de texto informando onde você está.
Lembre-se também de que alguns pais estão controlando por um bom motivo. Como quando um adolescente está sendo rebelde ou negligenciando seus estudos, os pais tendem a disciplinar e tentar controlar mais a criança. Aprenda a ser responsável para que seus pais saibam que você merece a liberdade que deseja.
Artigos relacionados
  1. Como lidar com adolescentes lésbicas?
  2. Como decidir se enviar mensagens de texto é perigoso para seu filho adolescente?
  3. Como fazer seu filho adolescente falar com você?
  4. Como decifrar a gíria sexual adolescente?
  5. Como encontrar uma venda de amostra?
  6. Como dar elogios às crianças?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail