O dinheiro é uma área em que pais e adolescentes podem encontrar conflitos. É difícil dizer não a seu filho e ensiná-lo a importância e a responsabilidade de lidar com o dinheiro. Uma maneira de ensinar a seu filho a responsabilidade financeira é dar-lhe uma mesada. Esta é uma excelente maneira de ensiná-lo a fazer um orçamento, gastar e economizar seu dinheiro. É uma maneira maravilhosa de prepará-lo para o mundo real e adulto de lidar com seu próprio dinheiro.
Existem várias filosofias sobre quando e quanto dar a um adolescente. Use isso como uma diretriz, mas a decisão final será sua.
Aqui estão algumas diretrizes sobre como dar uma mesada a seu filho adolescente.
Converse com seu filho sobre dinheiro e o que significa ter uma mesada. Quando você estiver pronto para dar dinheiro a seu filho adolescente, converse sobre a responsabilidade de lidar com seu próprio dinheiro. Defina parâmetros sobre como o dinheiro será usado. Por exemplo, seu dinheiro para gasolina terá que vir de sua mesada, ou de comer em restaurantes com amigos ou de ir ao cinema.
Deixe claro que uma mesada é um privilégio, não uma obrigação. Isso significa que o seu filho adolescente não tem direito a receber subsídio. É pela bondade do seu coração que você dá um a ele. Mau comportamento, como corte na escola, reprovação de notas ou violação do toque de recolher, significa ter esse privilégio revogado.
Seja claro sobre o que você será financeiramente responsável e o que seu filho é responsável. Obviamente, as mensalidades escolares, material escolar e outras despesas relacionadas à escola seriam suas. Por outro lado, discuta um orçamento para roupas e outras taxas extra curriculares.
Na hora de escolher um valor, uma boa diretriz é pegar a idade da criança e dividir esse valor pela metade. Essa pode ser a mesada de uma criança durante a semana. Se esse valor for muito baixo para seu filho adolescente, faça uma planilha de despesas. Este é um bom momento para apresentar a seu filho uma planilha do Excel.
Abra uma conta bancária para seu filho adolescente. Idealmente, você deveria ter aberto um durante sua infância. Você pode optar por depositar todo o dinheiro da conta e dar a seu filho um cartão de débito para que ele possa sacá-lo ou usá-lo como um cartão de crédito. Isso também treinará seu filho para começar a ser responsável com um cartão. Além disso, ressalte que ele deve guardar parte de sua mesada em uma conta poupança. Idealmente, dez por cento.
Se o seu filho adolescente achar que a quantia é muito baixa, sugira que ele pode complementar sua mesada conseguindo um emprego de meio período ou um emprego de verão. Outra opção é anexar o dinheiro da mesada às tarefas domésticas. Isso significa que se ele não fizer suas tarefas, não receberá sua mesada. É como no mundo real, se ele não aparecer para o trabalho, não receberá um salário.
Dê o que você pode pagar. Não acompanhe os Jones e estourar seu próprio orçamento só para dar a seu filho uma grande mesada, assim como seus colegas de classe. Você não vai ensinar a ele os valores corretos.
Faça o que funciona para você e seu filho adolescente. Converse com outros pais sobre como eles lidam com a mesada de seus filhos adolescentes. Envolva seu filho adolescente na discussão, mas a decisão final será sua.