Parenting é uma grande responsabilidade. Não apenas as necessidades básicas devem ser atendidas, mas os pais também devem ajudar a cultivar o bom comportamento para que os filhos cresçam e sejam cidadãos responsáveis. Tudo isso começa com disciplina. Se você e seu cônjuge ou parceiro estão tendo dificuldade em concordar sobre como disciplinar seu filho, existem algumas maneiras de lidar com o problema. Este guia o ajudará a lidar com os problemas de disciplina com seu próprio filho, de modo que você termine com um filho feliz e obediente.
Passo 1
Não discuta na frente das crianças. Se você e seu cônjuge não concordam sobre o que levou aos problemas disciplinares que você está enfrentando atualmente com seu filho, pelo menos seja responsável o suficiente para discutir o assunto fora do alcance auditivo de seu filho. As crianças nunca deveriam ser expostas a discussões. Ver os pais chateados não apenas os magoa, mas também os deixa saber que há uma fraqueza no reino da disciplina (que sempre pode levar a uma fuga impune). Mantenha suas discussões em sigilo e em particular.
Passo 2
Identifique o problema. Quando você se depara com um problema de disciplina, é provável que haja alguma inconsistência na maneira como a criança está sendo criada. Para resolver esse problema, ambos os pais precisam sentar e concordar sobre qual é o problema em questão. A criança não faz tarefas? Existe falta de respeito? Ou a criança mente? Todas essas questões disciplinares resultaram de problemas em como o comportamento inicial foi abordado. Se você e seu cônjuge puderem determinar qual é o problema que precisa ser consertado, você terá uma chance melhor de lidar com o problema disciplinar.
Etapa 3
Encontre uma solução apropriada. Cada comportamento negativo precisa ter consequências negativas. Se seu filho está fazendo algo que é inaceitável, ele precisa enfrentar as consequências de tal comportamento. Isso é algo em que você e seu cônjuge precisam concordar. A disciplina pode assumir várias formas: embasamento, perda de privilégios, tarefas extras, pedidos de desculpas e assim por diante. Cada ação disciplinar precisa se adequar à gravidade da ação da criança. Por exemplo, uma criança que se esquece de dobrar a roupa suja não deve necessariamente ser impedida de ir ao treino de futebol nunca mais. Embora você esteja removendo um privilégio que ele ama, pode ser um pouco difícil. Achar uma solução apropriada para um problema disciplinar com o qual você e seu cônjuge concordam. Essa é a chave. (E se você não conseguir concordar em algo, pelo menos tente fazer um acordo. Você precisa abordar seu filho parecendo que ambos apóiam fortemente a decisão. Caso contrário, a criança manipulará qualquer um dos pais e a disciplina será deixada de lado.)
Passo 4
Ser consistente. A melhor maneira de lidar com os problemas de disciplina é definir expectativas claras para seus filhos e mantê-las. A consistência permite que a criança saiba o que esperar se ela sair da linha. A disciplina deve ser consistente, inabalável e esperada. A criança aprenderá rapidamente que sempre há consequências para o comportamento inadequado.
Se você está tendo dificuldade para fazer seu filho concordar com seus métodos de disciplina, considere sentar-se com a família e elaborar um plano disciplinar familiar. Discuta os cenários que podem ocorrer e chegue a um acordo sobre as formas apropriadas de disciplina para essas ações. Se as crianças concordarem e participarem da determinação da disciplina, será mais provável que elas cumpram as regras. Como resultado, isso o ajudará a lidar melhor com os problemas disciplinares de seus filhos.