Com a popularidade da Internet e dos jornais online, os obituários não precisam mais ser sinopses curtas com menos de 50 palavras. Vários sites agora incluem obituários completos para todos, não apenas para celebridades e políticos. Diante da morte de um ente querido, é difícil decidir como resumir sua vida em um pequeno artigo de homenagem. Siga as etapas abaixo e você pode criar um obituário do qual seu ente querido ficaria orgulhoso.
Verifique os requisitos. Se você estiver postando o obituário no jornal local, verifique suas diretrizes. Se houver um limite de palavras, você deve saber antes de começar a escrever. Alguns também têm diretrizes para listagens online que diferem das diretrizes para impressão.
Inclua os fundamentos. As datas essenciais para qualquer obituário são as datas de nascimento e morte. Algumas pessoas optam por começar com a data da morte, como " Jane Doe faleceu na sexta-feira, 13 de junho" para fornecer as informações mais importantes primeiro. Certifique-se de que ambas as datas estejam incluídas em algum lugar do obituário.
Considere seu público. Certifique-se de considerar por que está escrevendo o obituário e para qual público. Alguns obituários são a maneira da família honrar seu ente querido perdido. Outros são um aviso para a comunidade de que alguém foi aprovado e um serviço está planejado. Se o obituário for um aviso, inclua organizações, empregadores e bairros que lembrem os leitores de como conheceram o falecido.
Forneça um cronograma. Algumas pessoas preferem começar com a família ou trabalhar primeiro. Não há uma ordem definida para escrever um obituário, mas uma boa regra prática é se concentrar nas prioridades do falecido - os workaholics provavelmente gostariam que as carreiras fossem listadas primeiro e aqueles que estivessem mais focados na família iriam querer a família primeiro. Se as prioridades não forem claras, tente a ordem cronológica. Inclui quaisquer grandes empregadores, organizações ou honras de carreira.
Evite detalhes desnecessários. Não é necessário incluir o emprego de fast food em que o falecido trabalhava quando tinha dezesseis anos, a menos que tenha falecido aos dezesseis ou ainda estivesse empregado lá. Você não pode integrar todas as partes de uma vida vivida em um pequeno artigo. A chave é incluir informações que homenageiam o falecido enquanto fornecem gatilhos para aqueles que podem tê-lo conhecido.
Não se esqueça da família. Quer você esteja incluindo a família na linha do tempo da vida do falecido (como Jane Doe se casou com John Smith e juntos eles tiveram seis filhos) ou está apenas listando a família que sobreviveu ao falecido, certifique-se de não deixar ninguém de fora. Use nomes (se possível) ou, se a lista for muito exaustiva, certifique-se de fornecer uma contagem precisa de filhos, netos e bisnetos. Não inicie uma disputa familiar deixando ninguém de fora.
Termine com o aviso de serviço. Se um funeral ou serviço memorial estiver planejado, termine o obituário com o local, horário e quaisquer instruções. O parágrafo final também é um bom local para dizer obrigado a um cuidador ou àqueles que visitaram o falecido durante uma longa doença. Algumas famílias preferem que as flores sejam doadas a um hospital ou centro de cuidados paliativos que cuidou do falecido e a seção de avisos de serviço é o melhor local para essa solicitação.
Forneça uma foto. Depois de escrever o obituário, inclua uma foto recente do falecido ao enviar para o jornal local.
Lembre-se do seu ente querido. Escrever qualquer obituário pode ser emocionalmente desgastante; portanto, quando terminar, reserve um tempo para lembrar-se de seu ente querido e chore por ele antes de reler o obituário e enviá-lo para publicação.