O tempo é difícil durante uma crise financeira e as pessoas estão sempre procurando maneiras alternativas de economizar dinheiro, mesmo quando se divorciam. Processar um divórcio é muito caro, especialmente se você for contratar um advogado. É possível pedir o divórcio sem recorrer a um advogado se quiser poupar dinheiro. Mas nem sempre essa é a melhor opção. É melhor que você avalie sua situação antes de decidir concluir um processo de divórcio DIY.
Aqui estão alguns casos em que usar um advogado para obter o divórcio é altamente recomendável:
Se houver suspeita de que seu cônjuge tenha bens ocultos. Você precisa de ajuda para descobrir os bens ocultos de seu cônjuge e um advogado pode ajudá-lo com isso.
As alegações de divórcio incluem abuso por parte do cônjuge. Um advogado pode ajudá-lo a desenvolver medidas legais para manter você e seus filhos seguros.
A distribuição de bens está envolvida no processo de divórcio. Isso é comum se você for casado há muitos anos. É possível acumular propriedades ao longo dos anos, portanto, ao se divorciar, você deve reivindicar o que é legalmente seu. Um advogado pode ajudá-lo a obter suas propriedades.
As crianças estão envolvidas. O divórcio fica mais complicado se houver filhos envolvidos. O tribunal deve decidir quem ficará com a custódia das crianças. Se você quer ficar com seus filhos, precisa sacar os papéis do divórcio para que o tribunal seja a seu favor. Um advogado irá ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Portanto, pedir o divórcio sem recorrer a um advogado é ideal apenas para casais que não têm filhos, não têm bens para dividir e estão juntos há pouco tempo.
Se você deseja se divorciar sem advogado, pode escolher entre as duas formas gerais:
Obtenha um kit de divórcio DIY. Existem kits de divórcio gratuitos online, enquanto alguns são kits comerciais. O que quer que você use, você deve sempre consultar primeiro o secretário do Tribunal do seu país. Isso é feito para verificar se o kit funciona para sua situação ou não. Melhor ainda, em vez de encontrar um kit sozinho, peça recomendações ao secretário do Tribunal. O kit contém todas as instruções detalhadas sobre como processar um divórcio em seu estado. Ele também inclui todos os formulários de que você precisa e as pessoas com as quais deve entrar em contato para processar seus papéis de divórcio. Rosen.com tem instruções detalhadas sobre como obter o divórcio sem advogado na Carolina do Norte. Este é um bom exemplo de uma instrução detalhada. Verifique as instruções detalhadas do seu estado sobre como obter o divórcio.
Desenhar seus papéis do divórcio a partir de arquivos de divórcio concedidos. Os arquivos de divórcio concedido já são registros públicos, que você pode acessar a qualquer momento. Procure os papéis do divórcio que correspondam à sua situação. O secretário pode ajudá-lo com a busca e copiar os arquivos de divórcio concedido para você. Esses arquivos servirão como seu modelo. Basta alterar algumas informações e você já pode ter seus próprios papéis do divórcio. Faça a notarização de seus papéis após retirá-los.
Assessoria jurídica
Nunca hesite em pedir um advogado se não compreender totalmente o processo. É melhor pedir conselhos do que fingir ser um sabe-tudo. Lembre-se de que processar um divórcio é sempre um evento de mudança de vida. Tanto quanto possível, você nunca deve cometer um erro nisso.