Descobrir que o cônjuge está saindo com outra pessoa é devastador. De repente, parece que o seu mundo começou a desmoronar, com tudo o que alguém sacrificou e lutou em nome do relacionamento todo esse tempo valendo para nada. Muito naturalmente, parece que não há como fazer com que tudo volte a ser como era. Antes de fazer qualquer coisa de que possa se arrepender mais tarde, ou antes mesmo de tentar iniciar o controle de danos devido à perda de confiança, há uma coisa que você deve fazer antes de superar a infidelidade.
Bagagem emocional
Cure-se. Para ajudar seu cônjuge e salvar seu casamento, você precisa primeiro se curar. Aceite o fato de que isso aconteceu. Embora alguém possa desejar que nunca tivesse ocorrido, aconteceu, e não há nada que se possa fazer para voltar atrás e consertar as coisas. Você precisa aceitar o fato de que seu cônjuge foi infiel a você e ao relacionamento que ambos construíram. Com a aceitação, vem a resolução de superar essa infidelidade e, talvez, salvar o relacionamento.
Aprenda a perdoar. Perdoe a si mesmo e a seu cônjuge. Perdoar é o primeiro e importante passo em direção à autocura. Não é impossível, mas é extremamente difícil abandonar a bagagem emocional de raiva, ódio e ressentimento. A coisa é que você precisa. Você pode se mover mais rápido quando não há bagagem emocional para carregar. Siga em frente com a nobre ideia de que está avançando para salvar seu relacionamento. Você vai verificar seu cônjuge?
Semeie as sementes da confiança. Comece a plantar as sementes da confiança novamente. Você acabou de passar por uma tempestade emocional de categoria cinco e é hora de pegar o ritmo. Mostre a seu cônjuge como reconquistar a confiança um do outro. Não dê uma palestra de um minuto sobre o que é confiança. Mostre. Sempre que você receber uma ligação no seu celular e seu cônjuge estiver por perto, fique no quarto e não vá a lugar nenhum. Diga a seu cônjuge para onde você está indo quando sair de casa. Este exercício não é sua primeira vez. Você e seu cônjuge já fizeram isso antes e, de alguma forma, passou despercebido na rotina diária (levar os filhos à escola, pressão no escritório e assim por diante). Esses pequenos atos de confiança serão uma terapia bem-vinda para você e seu cônjuge.
Reacenda o amor. Agora que vocês dois confiam um no outro novamente, não seria uma ideia melhor se vocês dois se divertissem juntos? Por que não assistir a um filme juntos. Assista a um filme SciFi, mesmo que você não goste de ficção científica, mas seu cônjuge gosta. Vá com seu cônjuge à biblioteca, mesmo que tenha vontade de ir à praia. Dê um passeio juntos. São os melhores momentos para renovar o vínculo que os manteve unidos desde o início. Ambos se esqueceram da base mundana de sua obrigação matrimonial e este é o momento de lembrar a si mesmos que no final haverá apenas vocês dois.
Aprenda a esquecer. A parte mais difícil é esquecer o incidente. Para muitos, a infidelidade é como porcelana quebrada. Você pode colar opartes quebradas de volta, mas nunca mais será a mesma porcelana novamente. Não torne isso difícil para vocês dois trazendo à tona a questão da infidelidade toda vez que tiver uma chance. Ao fazer isso, os esforços pelos quais vocês trabalharam arduamente serão em vão. Por que trazer isso à tona em primeiro lugar, quando você sabe que vai doer a você ou a ambos?
Superar a infidelidade requer uma comunicação bidirecional entre os cônjuges. Esteja aberto ao que seu cônjuge está tentando comunicar em silêncio e coloque-o à tona para que você possa falar sobre isso. Mantenha uma mente compreensiva. Seja o mais solidário possível.