Quando seu filho crescer mais que o berço, é hora de comprar alguns móveis para crianças. Muitos pais decidem que é o momento em que o filho fica de pé e começa a se mover com mais liberdade, enquanto alguns esperam até que a criança esteja perto dos dois anos. Esta é realmente uma decisão pessoal. Quando chega a hora de comprar móveis para crianças, não importa a idade do seu filho, você deve manter algumas coisas em mente ao comprar.
Você pode estar pensando em comprar móveis de segunda mão. Isso é bom, mas você deve dar uma boa inspeção antes de comprá-lo ou retirá-lo do sótão. Móveis antigos podem ter tinta com chumbo, o que pode ser mortal para as crianças. Alguns móveis mais antigos também podem ter lascas ou tábuas quebradas. Nenhum desses vai fazer. Se não puder ser facilmente reparado, jogue-o fora.
Se você usar móveis de segunda mão, também deve se certificar de que a integridade da peça não foi comprometida. Ao verificar uma estrutura de cama usada, certifique-se de que ela suportará seu peso. Do contrário, não é seguro para a criança. Agite-o, mova-o e coloque-o em pé para ter certeza de que tudo é forte e robusto.
Se você decidir ir com móveis novos, ainda assim deverá se preocupar com a segurança. Antes de sair de casa para fazer compras, procure na Internet por recalls de móveis para crianças. Todos os itens que foram recolhidos devem ser retirados das prateleiras da loja, mas isso nem sempre acontece em tempo hábil. Você não quer comprar algo que esteja com defeito de alguma forma.
Ao escolher uma cama nova, faça as mesmas verificações de segurança que faria com uma cama usada. Certifique-se de que a estrutura é forte e de que não há nada que possa arranhar ou cutucar seu filho. Se você precisar usar uma grade para impedir que seu filho role para fora da nova cama, certifique-se de que uma possa ser adicionada facilmente.
Para armários e estantes de livros, você deseja não apenas ter certeza de que são resistentes e seguros, mas também algo que não tombe facilmente. Muitas crianças tentam escalar esses itens e, se eles caírem, podem se ferir gravemente. Se você comprar algo que pode tombar, prenda-o na parede para evitar acidentes.
Tenha cuidado ao escolher uma caixa de brinquedos para o quarto do seu filho. Procure modelos que tenham dobradiças de segurança. Isso evita que a tampa feche após serem abertas. Além disso, certifique-se de que o modelo não tenha cantos vivos. Se você comprar um com cantos afiados, você deve comprar protetores de plástico para colocar sobre os cantos para proteger seu filho.
Se você tiver que comprar uma trona nova, procure uma que seja ajustável. A esta altura, seu filho pode estar passando dos anos de cadeirinha, mas alguns pais ainda gostam de usá-los. Procure modelos que sejam fáceis de limpar, bem como aqueles que possam ser ajustados para o seu filho em crescimento. Certifique-se de que é resistente, não tomba e que todas as travas e botões estão seguros.
Cuidado:
Se você suspeita de tinta com chumbo, não se arrisque.
Dicas rápidas:
Para uma criança que ainda não aprendeu a usar o penico, você pode comprar um colchão com capa de vinil.
Se você quiser pintar os móveis novos ou usados do seu filho, peça uma tinta adequada para crianças na loja de sua casa.