Como se comunicar com seu filho adolescente sobre como beber?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 5 min de leitura
Quando uma criança chega à adolescência, pode ser um desafio para qualquer pai, para dizer o mínimo. Um bom garoto pode ser tentado a começar a experimentar bebidas e outras atividades ilegais. Mas existem algumas coisas que os pais podem fazer para manter o filho no caminho certo. Aqui está como se comunicar com seu filho sobre o consumo de álcool:
Fale sobre isso. Muito. É importante que os pais comuniquem com os filhos sobre tudo - incluindo bebidas. Se você nunca conversar com seu filho sobre beber, ele pode pensar que não é grande coisa para você. Mas é um grande negócio. Além do fato de ser ilegal para um menor de 21 anos consumir álcool, os adolescentes não têm o nível de maturidade para avaliar a quantidade de álcool que seu corpo aguenta - ou para perceber as consequências de consumir muito. Tenha uma conversa aberta com seu filho sobre o assunto e pergunte a ele se beber tem sido um problema em seu círculo de amigos. Embora seja impossível manter seus filhos longe dos amigos que bebem, você pode expressar o que sente a respeito.
Estabeleça suas regras com clareza. Você não quer soar como um tirano, mas deve tornar suas regras conhecidas - e em termos inequívocos. Se seu filho já experimentou a bebida, é importante dizer a ela que é inaceitável que um adolescente beba. Você também deve conversar com seu filho sobre os perigos de beber e dirigir. Como todos sabemos, os adolescentes pensam que são invencíveis. Você pode ter que definir uma punição, como castigar ou tirar os privilégios de dirigir do adolescente por um determinado período de tempo, se ele quebrar as regras. Sim, seu filho pode se ressentir de você e sim, pode haver discussões entre vocês dois. Mas beber entre adolescentes deveria ser uma questão inegociável.
Eduque seu filho adolescente. Muitos programas de educação para motoristas oferecem aulas sobre álcool e direção - é uma boa ideia fazer seu filho adolescente assistir a um programa educacional para aprender sobre os perigos do álcool. Existem também muitos livros sobre o assunto que você pode compartilhar com seus filhos adolescentes. Algumas boas opções incluem: The Big Deal About Alcohol: O que os adolescentes precisam saber sobre beber, por Marilyn McClellan Teens and Alcohol, por James D. Torr
Smashed: Story of a Drunken Girlhood, de Koren Zailckas
Explique as consequências. Os adolescentes nem sempre pensam nas consequências de suas ações, então explique isso para eles. Deixe seu filho saber que se ele estiver em uma festa onde está acontecendo o consumo de álcool por menores, ele pode ser preso se a polícia for chamada. Além disso, mesmo que nenhuma direção esteja envolvida, em alguns estados um adolescente pode obter pontos contra sua carteira de motorista se for pego bebendo. Além das consequências jurídicas, pode haver consequências para a saúde e consequências acadêmicas - os adolescentes que bebem frequentemente verão uma queda nas notas se passarem o tempo livre em festas.
Conheça os amigos de seu filho - e seus pais. Além de manter as linhas de comunicação abertas com seu filho adolescente, certifique-se de saber quem são todos os seus amigos. Você também deve conhecer os pais de seus amigos, especialmente se ocorrerem noites do pijama. Mesmo que você tenha conversado com seu filho sobre bebida, você não sabe o que se passa na casa de um amigo, então certifique-se de que você e os pais do amigo estão na mesma página. Se outro pai parecer permissivo demais, não deixe seu filho entrar na casa dele.
Não tolere beber, mas tenha um plano caso isso aconteça. Se o seu filho adolescente não o ouve e bebe, certifique-se de que ele ou ela sabe que não há problema em telefonar se precisar de ser apanhado. Na verdade, insista nisso. A última coisa que você deseja é que seu filho tenha tanto medo de se meter em problemas com você que dirija ou entre no carro com alguém que tenha bebido. Tenha uma política de portas abertas, onde seu filho pode ligar para você para uma carona se precisar, sem fazer perguntas - naquela noite. Você terá na manhã seguinte para falar detalhadamente sobre o que aconteceu.
Entre se você precisar. Se você acha que seu filho tem um problema com álcool, você deve intervir imediatamente. Às vezes, o consumo excessivo de álcool por adolescentes é um grito de ajuda. É seu trabalho ajudar a proteger seu filho, então coloque seu filho em um programa de aconselhamento ou de reabilitação se beber já se tornou um problema sério.
Pratique o que você prega. Se você espera que seu filho respeite o que você diz sobre beber, então também precisa ser responsável quando se trata de beber. Não deixe que seu filho o veja bebendo excessivamente e nunca chegue ao volante quando estiver bebendo. A maioria dos adolescentes são bons filhos e respeitarão o que os pais têm a dizer - é seu trabalho como pai manter as linhas de comunicação abertas.
Dicas rápidas:
Se você não falar com seu filho sobre beber, é tão ruim quanto dizer que está tudo bem.