Como ter uma família bem-sucedida e uma vida de casado?
Paulo Bruno Fernandes
• 6 min de leitura
A vida de casado sempre começa no calor do amor ou no calor da paixão com uma grande expectativa de uma vida familiar feliz e próspera em um futuro próximo. No entanto, à medida que o casamento cresce em meses, depois em anos, as expectativas parecem confusas. Casamento significa a união formal de um homem e uma mulher, pela qual eles se tornam um como marido e mulher. No entanto, com o crescimento dramático do divórcio a cada ano, as pessoas parecem hesitar em se casar. Eles pensaram que é apenas um pedaço de papel. No entanto, na verdade, o casamento não é apenas uma questão pequena; é uma forma legal de colocar seu relacionamento em outro nível. Existem razões pelas quais o casamento é difícil de manter - aqui estão apenas algumas:
Tempo de grande estresse. Normalmente, o estresse vem de problemas financeiros, de comunicação ou de ajuste. Alguns ficam estressados com a pressão que enfrentam, pois precisam se dar bem com seu parceiro e sua família também.
A expectativa irreal. Como eu disse antes, os recém-casados tendem a esperar a melhor vida familiar. E se essa expectativa não parece se concretizar, o problema começa aí. Com essa expectativa desfeita, o casal passará por enorme insatisfação no casamento.
A crise de comunicação. Um artigo que li afirma: "Alguns casais entram na rotina de ouvir sem ouvir e falar sem se comunicar." Às vezes, os casais tendem a discutir por pequenas coisas, tornando-se grande por causa do problema de comunicação.
Você já experimentou tudo isso? Você sente vontade de desistir do casamento que você tem? Você ainda quer que o casamento dê certo? Agora, aqui estão algumas dicas simples para você fazer.
Passo 1
Trate o casamento como sagrado.
Como Mateus 19: 6 afirma: "O que Deus uniu, ninguém separe." Este texto bíblico é muito famoso, especialmente para os casados. Se você trata o casamento como um contrato não apenas assinado por vocês dois, mas também aprovado por Deus, então você tem todos os motivos para considerá-lo o mais sagrado possível.
Passo 2
Fale com respeito.
Respeito é a coisa mais importante que você pode dar ao seu parceiro. Com apenas o respeito que você dará, ele pode movê-lo a fazer muitas coisas. E se você respeitar o seu parceiro, com certeza ganhará o respeito dele também. Ao falar com respeito e fazer disso uma rotina diária em casa, você terá uma vida de casado pacífica e filhos no futuro.
Etapa 3
Cultive a bondade e a compaixão.
Durante as discussões, os casais tendem a se perder e esquecer o amor, a compaixão e a gentileza que estão dando ao parceiro. No entanto, esta é a hora em que você deve mostrar essas coisas. Em tempos de discussão, quando você sentir tanta raiva... não se cegue de raiva. Mostre bondade e compaixão para com seu parceiro o tempo todo.
Passo 4
Mostre humildade.
Enfrente seus problemas com humildade. Isso significa que você não deve culpar seu parceiro pelos problemas. Em vez disso, encontre uma maneira de tornar as coisas melhores um para o outro. É importante que você elogie seu parceiro pelas coisas boas que ele fez. E, se houver algo de errado com sua parceira, diga-lhe com humildade, considerando seus sentimentos.
Etapa 5
Não se ofenda rapidamente.
Pelo menos, tente evitar o impulso de refutar o ponto de vista de seu parceiro ou de mergulhar em sua própria defesa se ele lhe perguntar sobre algo que você fez ou disse. Você deve ouvir seu parceiro e observar sua expressão. Pense antes de falar. Os casais tendem a lamentar que ganhar uma discussão não faça sentido do que conquistar o coração de seu parceiro.
Etapa 6
Saiba quando ficar quieto.
Um artigo que li diz: "A boa comunicação é, sem dúvida, um dos sinais mais importantes no caminho para a felicidade conjugal". Uma boa comunicação não significa que você fala o tempo todo. Há um tempo para tudo, um tempo para falar e um tempo para ouvir ou ficar quieto. Quando seu parceiro está tentando explicar algo para você, você deve ouvir. Fale depois que ele falar e tente dizer-lhe para ouvir também.
Etapa 7
Ouça com empatia.
Ouvir com empatia significa que você deve sentir o que ou como seu parceiro está se sentindo enquanto fala com você. Ao fazer isso, seu parceiro certamente pensará que você está dando a ele a importância que ele merece. Sempre trate as opiniões e os sentimentos de seu parceiro com profundo respeito e dignidade.
Um artigo afirma: "No casamento, você não pode escapar de suas próprias faltas ou das de seu cônjuge." Portanto, o perdão é uma necessidade. Você não pode sentir frio como gelo um com o outro enquanto permanece sob o mesmo teto e dorme dentro de um quarto. Admitir seus erros é difícil de fazer. No entanto, às vezes, a admissão é a chave para um casamento melhor e pacífico.
Etapa 9
Fique comprometido com seu parceiro e com seu casamento.
Quando vocês se casaram, vocês não eram mais estranhos um para o outro, em vez disso, vocês dois se tornaram um. Portanto, vocês devem permanecer juntos, apesar das dificuldades e problemas que possam surgir. Você não deve ser apenas motivado pelo compromisso em si, mas também pelo amor, sinceridade com um reflexo de respeito e honra ao seu parceiro. Portanto, se você está comprometido, seja fiel ao seu parceiro. Não sacrifique seu casamento flertando, tenha olhos apenas para o seu parceiro.
Etapa 10
O auto-sacrifício apóia o comprometimento.
Ajudar seu parceiro requer auto-sacrifício, mas é uma obrigação mostrar seu amor. E com isso, seu cônjuge se sentirá mais valorizado e, com o tempo, fortalecerá seu casamento.
Então aí está! Isso é longo! Razoável, já que ter um casamento bem-sucedido não é uma coisa fácil de fazer. Requer muita cooperação; força, auto-sacrifício e, mais importante, amor. Espero que este conselho possa, de alguma forma, ser útil para você ter um casamento bem - sucedido que o leve a uma família feliz e equilibrada.