Como ter conversas individuais mais fáceis com seu filho adolescente?

Acho que se você perguntar à maioria dos adolescentes
Acho que se você perguntar à maioria dos adolescentes, eles dirão que sentem que seus pais não os ouvem.

Ter conversas cara-a-cara com qualquer pessoa pode ser estressante, quanto mais ter uma com seu filho adolescente. Felizmente, meu pequeno guia pode ajudá-lo em algumas situações complicadas.

Passo 1

Certifique-se de que você e seu filho estão em um espaço confortável. Meu conselho é que você não converse em um lugar público ou no quarto de seu filho. Lugares públicos às vezes podem parecer claustrofóbicos e, embora um cômodo favorito de seu filho (como o quarto) seja confortável para ele quando ele está relaxando, pode parecer uma invasão se você tentar ter uma conversa séria com ele lá. Experimente conversar na sala de estar, onde as coisas são abertas, aconchegantes e calmas. As cozinhas seriam um pouco menos preferíveis, mas se você tiver que se mudar para lá, tudo bem também. As cozinhas, embora sejam o coração da casa, também geram muito calor, o que pode causar temperamentos explosivos.

Passo 2

Se você é um casal de pais, tente se separar. (Se você for um pai solteiro, não há problema em pular esta etapa.) Afinal, estamos tentando ter um a dois, não um a dois, embora em algumas situações não haja problema. Ter os pais na sala pode fazer seu filho adolescente se sentir pior, com raiva ou ameaçado. Tente fazer com que seu pai "favorito", aquele com quem ele se sinta mais confortável, converse com ele em particular.

Etapa 3

Fique a alguns metros de distância. Tudo bem, por exemplo, colocar uma mão tranquilizadora em seu ombro, mas não se levante na cara dele, por assim dizer. Você quer dar a ele o espaço de que ele precisa para ficar calmo, relaxado e, mais uma vez, sentir que não está sendo invadido. É perfeito sentar em extremidades opostas do sofá. Ficar um centímetro de distância de seu rosto, acredite em mim, será contraproducente e resultará em raiva e frustração. Essa falta de intensidade manterá ambas as partes calmas e equilibradas, e é assim que você alcançará os resultados que deseja.

Passo 4

Tente fazer com que seu pai "favorito"
Tente fazer com que seu pai "favorito", aquele com quem ele se sinta mais confortável, converse com ele em particular.

Mantenha sua voz calma, mas não condescendente. Nada deixa um adolescente mais bravo e chateado do que ser criticado como se ele fosse uma criança. Eu acho que você poderia chamá-lo de um movimento psicológico reverso. Ao tratá-lo como um adulto, há uma chance maior de ele agir como um adulto. Seja igual ou igual nesta conversa. Ter uma atitude de 'Eu sou mais velho do que você e sou seu pai, então você tem que fazer o que eu digo' não levará vocês dois a lugar nenhum rapidamente.

Etapa 5

Este é um tipo de passo bônus. Esperamos que até agora tudo tenha corrido bem e sem problemas, mas aqui estão algumas dicas extras para mantê-lo assim durante a conversa. Se seu filho adolescente começar a colocar defesas, fique longe da palavra 'mas', mesmo que você diga: 'Eu entendo, mas...' Vá em frente, 'Eu entendo de onde você está vindo. Talvez você possa ver desta forma... 'Leva mais fôlego, mas vale a pena. 'Mas' igual a 'esqueça o que eu disse então, é isso que eu realmente quero dizer,' e eu não acho que alguém queira ouvir isso.

Quando o um-a-um terminar, certifique-se de permanecer amigável. Levante-se e diga algo como 'Estou muito feliz por podermos ter esse bate-papo'. Evite palavras como 'conversa' ou 'conversa'. Faz as coisas parecerem sérias e isso pode arruinar o clima relaxado que você trabalhou arduamente para criar. Faça o que fizer, por favor, não seja sarcástico! É como um passo para frente, três passos para trás. Tente terminar com um abraço, um beijo na bochecha e / ou um 'eu te amo'. Não tenha medo de mostrar sua afeição como pai.

Bem, espero que te ajude um pouco. Há uma última coisa que eu gostaria de deixar como regra geral. Faça o que fizer, não importa o que você está falando, por favor, ouvir o adolescente, e realmente quero dizer isso - não apenas fingir para ouvir enquanto você pensar sobre o que você está indo dizer em seguida! Isso é sobre seu filho adolescente, não sobre você. Bem, pode ser em algumas situações, mas na maioria das vezes, é sobre seu filho adolescente! Acho que se você perguntar à maioria dos adolescentes, eles dirão que sentem que seus pais não os ouvem. Ouça realmente quando eles falam e expressam seus sentimentos. Provavelmente será a única coisa que ganhará pontos no curto prazo e fortalecerá o relacionamento no longo prazo.

Artigos relacionados
  1. Como se divertir durante uma queda de energia?
  2. Como ajudar um membro da família a se recuperar de lesões automáticas?
  3. Como melhorar a comunicação familiar?
  4. Como ajudar crianças a lidar com traumas?
  5. Como ignorar sogros?
  6. Como apresentar uma nova namorada para as crianças?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail