Como aprender sobre segurança na Internet para crianças?
Srta. Ariana Fabiana Casanova
• 3 min de leitura
A Internet é uma ferramenta maravilhosa e uma ótima forma de entretenimento. Mas, para as crianças, pode ser um lugar perigoso. Até mesmo sites aparentemente inócuos se tornaram locais de caça de predadores. Os pais precisam estar cientes não apenas do que seus filhos estão fazendo online, mas também do que os outros estão fazendo. Aqui estão algumas dicas de segurança na Internet se seus filhos "navegam na Internet" agora ou no futuro.
Saiba o que seus filhos estão fazendo online. Quais sites eles frequentam? Quais são suas atividades? As crianças gostam de participar em discussões sala de bate-papo, mensagens instantâneas entre si, e-mail, e manter diários online ou diários conhecidos como "blogs". Todas essas atividades são inofensivas se você tiver certeza de quem está do outro lado da conexão. Seus filhos podem acreditar que estão "conversando" com outras crianças, mas os predadores se escondem atrás do anonimato eletrônico, se passando por crianças. Ao fazer isso, eles podem obter clandestinamente informações pessoais, como o nome completo do seu filho, endereço, escola ou atividades externas. Crianças menores de idade foram até mesmo induzidas a compartilhar fotos ou imagens de webcam delas mesmas em vários estados de nudez, cujos resultados são então vendidos a pornógrafos infantis e distribuídos em todo o mundo. Saiba o que seus filhos estão fazendo online!
Saiba o que os amigos de seus filhos estão fazendo online. Isso é muito mais difícil. Mesmo que você monitore devidamente o comportamento online de seus filhos, os amigos deles podem estar compartilhando informações sobre eles. Novamente, de forma completamente inocente, seus amigos podem mencionar seus filhos pelo nome, escola, time de esportes ou bairro. Essas informações, que muitas vezes parecem inofensivas para as crianças, podem deixá-las vulneráveis a predadores online. Como você provavelmente não pode estar na casa dos amigos de seus filhos, deve perguntar a eles, aos amigos e aos pais dos amigos sobre a atividade dos colegas de seus filhos. Você pode até querer educar os outros pais envolvidos. Talvez você possa até formar uma rede de pais que monitoram seus filhos, beneficiando toda a comunidade.
Seja experiente na Internet. Você está procurando sites onde as pessoas compartilham umas com as outras. Seu filho pode postar no My Space (myspace.com) ou em outra grande "comunidade" online onde pessoas de todas as idades compartilham informações e experiências. Procure blogs em locais como Blogger (blogger.com), Word Press (wordpress.com) ou Live Journal (livejournal.com). Preste atenção a comunidades de jogos online de aparência inocente ou jogos de RPG (RPG). Use o recurso de "histórico" do seu computador para ver quais sites foram visitados e use uma ferramenta de mecanismo de pesquisa como o Google para fazer uma pesquisa pelo nome do seu filho. Você pode se surpreender com o que encontrará.
Seja pro ativo. Eduque você e seus filhos. Aprenda e ensine segurança na Internet e fique por dentro do que está acontecendo no ciberespaço. Existem muitos bons recursos online para ajudá-lo. Aqui estão alguns:
Verifique suas escolas comunitárias locais e PTA / PTO para ver se o treinamento é oferecido em sua cidade. Freqüentemente, o FBI executa programas educacionais dessa maneira.
Dicas rápidas:
Sempre verifique o "histórico" do seu computador para saber quais sites foram visitados.
Procure no Google o nome do seu filho.
Procure um software chamado "leitor de chave", que monitora os pressionamentos das teclas do teclado.