O amor incondicional é considerado uma das maiores habilidades humanas. É amar alguém, não importa o que façam, digam, acreditem ou pareçam. É amá-los sem estipulações ou esperar amor ou recompensas em troca. O amor incondicional pode ser visto na relação entre mãe e filho, onde mesmo que a criança aja mal em um momento ou outro ou faça uma escolha com a qual os pais discordem; o amor dos pais por aquele filho nunca vai embora.
Para amar alguém incondicionalmente, você deve primeiro amar a si mesmo e aceitar o fato de que, como humanos, todos nós temos defeitos e imperfeições e, inevitavelmente, cometeremos erros. Você deve estar ciente de suas próprias imperfeições e perceber que, uma vez que você não é perfeito, os outros também não o serão.
Vaso antigo
Amar alguém incondicionalmente exige uma quantidade considerável de esforço e força de vontade. Exige muito sacrifício ao se oferecer para ajudar alguém mesmo quando precisa de ajuda a si mesmo ou ao consolar a criança que acabou de quebrar seu vaso antigo, sem pensar duas vezes sobre sua própria perda.
O amor incondicional não conhece limites. Significa que você está disposto a perdoar aqueles que partem seu coração e mostram compreensão quando outros cometem erros. Significa olhar para além das ações e falhas negativas e ver aquela pessoa por quem ela é profundamente e encorajá-la a ser o melhor que pode ser.
Se você ama alguém incondicionalmente, nunca estabelecerá um limite na quantidade de amor que dará ou por um determinado período de tempo em que o amará. O amor é para sempre, independentemente de quaisquer circunstâncias ou raiva que possam ocorrer em seu relacionamento.
Característica portadora de identidade
Se você ama alguém incondicionalmente, não será por causa das roupas que veste, do emprego que tem, de sua personalidade, humor ou qualquer outra característica de identidade. Você amará essa pessoa apenas por amá-la. Acima de tudo, o amor incondicional por outra pessoa envolve permitir que ela seja sua própria pessoa e mostre seu amor à sua própria maneira, que pode ou não ser da mesma maneira que você.
Dê àqueles que você ama o espaço para crescer e cometer erros. Os tempos nem sempre serão fáceis e as coisas darão errado. Não controle ou exigente daqueles que ama porque, se o fizer, não estará se esforçando para amar sem condições. Ame as pessoas com seu coração e seja compreensivo, atencioso, confiante e perdoador.