Nada substitui a experiência quando se trata de criar filhos. Se você não tiver essa experiência, se sentirá muito melhor em relação ao seu papel como mãe ou pai se tiver conhecimento disponível quando algo der errado. Pode não haver nada mais doloroso do que uma criança doente ou ferida, mas se você souber onde procurar informações, estará mais inclinado a reagir com calma e eficiência se algo acontecer.
Comece com o básico. Ao buscar conhecimentos gerais sobre questões de saúde infantil, os princípios básicos são os itens mais importantes a serem cobertos primeiro. Vá à biblioteca ou livraria local e dê uma olhada nos livros de saúde para encontrar livros especificamente voltados para a boa saúde e primeiros socorros.
Muitos hospitais oferecem aulas de primeiros socorros e RCP para novos pais. Se o seu hospital não o fizer, você pode entrar em contato com a Cruz Vermelha para aulas em sua área. A Cruz Vermelha tem aulas para novos pais, babás e filhos. Junto com primeiros socorros e RCP, eles também têm aulas de desfibrilador externo automático (DEA) e prevenção de lesões.
Para a maioria das questões específicas, existem livros que cobrem quase todas as condições que você possa imaginar. Esses livros geralmente fornecem detalhes sobre sintomas, medicamentos e tratamentos. Você também pode pesquisar os arquivos do jornal em sua biblioteca local para encontrar as últimas notícias sobre a condição em questão.
Quando se trata da saúde do seu filho, sua fonte mais confiável é o seu pediatra. Seu pediatra não apenas tem formação e experiência para ajudar a orientá-lo de forma confiável apesar de qualquer doença, mas também está prontamente disponível e familiarizado com seu filho.
A Internet possui uma grande variedade de sites e artigos de saúde sobre uma infinidade de questões de saúde que afetam as crianças. Os sites do governo são os mais confiáveis. Muitos artigos pretendem ser um guia e nunca devem substituir os conselhos do seu pediatra. Nem todas as informações que você encontra na Internet são verdadeiras e confiáveis. Use as informações como um guia e discuta suas descobertas com o médico do seu filho.
O hospital local também é uma ótima fonte de informações. Muitos hospitais têm uma linha de enfermagem ou médico para a qual você pode ligar 24 horas por dia. Eles podem ajudá-lo com medicamentos, sintomas e decidir se seu filho precisa procurar tratamento médico imediato.
Fique de olho nas notícias locais para problemas de saúde que podem ser causados por questões ambientais em sua área. A EPA (Agência de Proteção Ambiental) tem um site dedicado a manter os pais informados sobre como o meio ambiente pode afetar a saúde de seus filhos.
Valiosos grupos de apoio freqüentemente existem na sua comunidade. Se o seu filho tem uma doença específica, verifique se há algum grupo de apoio na sua cidade. Você pode se conectar com outros pais que enfrentam os mesmos problemas que você e pode descobrir que eles estão bem informados sobre novos tratamentos e medicamentos que você pode discutir com o pediatra do seu filho.