Uma das primeiras coisas que as pessoas devem perceber sobre as famílias é que as famílias também não são perfeitas e também podem brigar umas com as outras. Se sua família entrou em uma rixa familiar, consertar e fazer as pazes é essencial para restaurar a família como um dos alicerces a que você recorrer quando estiver ferido ou quando estiver em necessidade. Veja como você pode consertar uma família em conflito.
Pensar. Se um confronto ou problema surgiu recentemente, reserve um tempo para pensar e refletir sobre a situação. Uma das piores coisas a fazer é ir em frente e confrontar a pessoa da família que você acha que está errada. Normalmente, isso só vai agravar a situação e piorar o problema. Para evitar isso, dar-se tempo suficiente para esfriar para baixo e ser calmo. Pense na situação de vários ângulos e pense também nos motivos da outra pessoa, para ajudá-lo a compreender também o lado da outra pessoa.
Conversa. Eventualmente, você precisará falar com a pessoa ou pessoas que estão envolvidas na disputa. Isso exige paciência e discrição. Certifique-se de estar totalmente no controle de si mesmo durante essas conversas. Se você se machucou pessoalmente ou se atacou pessoalmente a outra pessoa, pode ser necessário que um terceiro esteja presente na reunião. Certifique-se de que a reunião e a palestra sejam feitas em particular, longe das crianças menores da família, que não precisam se envolver na rixa entre os adultos. Durante a conversa, é essencial que vocês dois ouçam o lado da história um do outro com uma mente clara e objetiva. Isso pode ser muito difícil, mas o segredo é tentar. Se precisar de pausas durante a palestra para pensar, peça essas pausas.
Perdoar. Depois que os dois lados da história forem recontados e ouvidos, o próximo passo é perdoar a outra pessoa. Nunca será fácil ser o grande homem, mas é a única maneira de resolver a situação. Se você não perdoar a outra pessoa, ficará apenas com um rancor que será muito difícil de manter e que pode afetar o relacionamento de todos na família. Lembre-se de que, quando uma rixa familiar irrompe, não é apenas você que estará envolvido, mas também outros membros da família.
Autocrítica. Além de perdoar o outro, no entanto, você também deve pedir perdão e examinar as ações erradas que fez e as palavras ofensivas que pode ter dito. Isso fará com que a outra pessoa entenda que você é sincero e que não está culpando apenas ela. Em quase todos os casos, de qualquer forma, as rixas familiares são o resultado de pequenos conflitos que se agravam por causa das ações de ambas as partes envolvidas.
Depois de ter feito as pazes, certifique-se de dar à outra pessoa a oportunidade de fazer as pazes para você. Certifique-se de também agir de maneira civilizada e cortês com a outra pessoa, pelo menos. Por meio dessas etapas, você será capaz de resolver conflitos na família e fazer dela a fortaleza calorosa e reconfortante que deve ser.