Nem todos os cães estão acostumados a tempestades - ou a qualquer som estrondoso, aliás. Se seu cão tem uma reação aversiva a tempestades, você não está sozinho. Os cães podem apresentar qualquer uma das seguintes reações:
Tremendo ou sacudindo
Latidos excessivos
Choramingando
Ritmo
Pulando
Escondido
Fugindo
Acostumar seu cão a tempestades ocasionais ou barulho alto deveria ter começado quando ele ainda era um filhote. Infelizmente, isso não acontece o tempo todo. Se o seu cão não está insensível às tempestades, você deve pelo menos ser capaz de acalmá-lo.
Distraia seu cachorro. Tente afastar a mente do seu cão do barulho alto. Brinque com ela usando um de seus brinquedos de mastigar favoritos. Faça algumas atividades divertidas dentro de casa. Você pode tranquilizá-la de que está tudo bem, mas não há necessidade de abraçá-la ou acariciá-la continuamente. Nunca beba um cachorro porque isso tranquiliza seu medo. Apenas aja como se tudo estivesse normal.
Certifique-se de que sua caixa está disponível para ela. A caixa é o refúgio pessoal do seu cão, onde ele pode correr e se esconder durante uma tempestade. Cubra sua caixa com um cobertor para maior conforto. Certifique-se de manter o portão da caixa destrancado para o caso de seu cão sentir necessidade de sair.
Fique calmo. Aja como se a tempestade não fosse grande coisa. Nunca reaja exageradamente a um cão exagerado. Quanto mais calmo você estiver, mais calmo o cão ficará. Não grite, grite ou repreenda seu cachorro. Isso apenas aumentará seu nível de medo, ansiedade e insegurança.
Peça ao seu veterinário um medicamento anti-ansiedade. Existem medicamentos ansiolíticos para cães que ajudam a aliviar um pouco o estresse. Isso é mais útil quando administrado antes que você espere a ocorrência de ruídos altos, como durante a exibição de fogos de artifício nas comemorações de 4 de julho. Alguns veterinários podem prescrever sedativos para casos extremos.
Máscara de sons vindos de fora. Se o seu cão está acostumado com o som da televisão, você pode aumentar o volume durante as tempestades. Isso ajudará a diminuir o som que vem de fora da casa. Em vez disso, ela ouvirá sons que são mais familiares para ela.
Feche as cortinas. Bloqueie os raios, bem como a visão da chuva lá fora, fechando as persianas ou cortinas.
Use DAP, ou feromônios que apaziguam cães. É um tipo de spray que possui os mesmos atributos dos feromônios que uma cadela libera para acalmar e também acalmar a ninhada. Para uso doméstico, existe um tipo plug-in conveniente de DAP. Você também pode encontrar uma coleira DAP para o seu cão.
Aceite ruídos altos
Se o seu cão sofre não apenas de medo de tempestades, mas também de qualquer ruído alto, você pode querer considerar o treinamento de dessensibilização. Recondicionar um cão para aceitar ruídos altos como um trovão é um processo lento. Enquanto é massageado ou durante uma brincadeira, o cão fica exposto à gravação do som de uma tempestade em volume baixo. Conforme ela se acostuma com o som, o volume é aumentado gradualmente. Isso não funciona para todos os cães, mas pode valer a pena tentar.
As orelhas dos cães são altamente sensíveis e alguns cães acham muito difícil lidar com sons estrondosos. Se o seu cão está assustado com tempestades ou ruídos altos, seja paciente e compreensivo. Lembre-se de que ela está passando por muito estresse e não precisa de mais estresse vindo de você.