Como dizer não?

Não comece a dizer "não" para tudo
Se você sempre foi um "fazedor" e agora acha que está "fazendo" demais, não comece a dizer "não" para tudo.

Mantenha sua sanidade e seus amigos com estes lembretes simples

Seu chefe empilhou outro prazo em sua agenda já lotada, seu cônjuge quer que você pare na mercearia a caminho de casa para preparar o jantar, você ainda nem começou a ler o romance para seu clube do livro mensal e aquela reunião está chegando na próxima semana, o clube de natação de sua filha precisa de sua ajuda para vender produtos de panificação amanhã à noite no jogo de basquete e, além de tudo isso, seu filho precisa de três dúzias de cupcakes de chocolate com glacê e granulado amanhã de manhã.

Soa como uma lista de roupa suja da sua vida cotidiana?Sua vida e quase todas as outras pessoas com quem você conversa fornecerão o mesmo mantra de "tanto para fazer em tão pouco tempo".

Seus dias serão executados um para o outro, sem distinção ou destaques, a menos que você tomar um passo para trás e realmente olhar para o que é importante - o que realmente precisa de sua entrada e ajuda, ou o que você pode deixar de ir e deixar alguém pegar -se a folga. Os dias de "SuperMom" e "SuperDad" já se foram. Isso não significa que você não deve tentar fazer tudo o que deseja, apenas certifique-se de que é o que você realmente deseja fazer.

Suas necessidades e diga "sim" sempre que desejar
Priorize, considere as necessidades de sua família, suas necessidades e diga "sim" sempre que desejar.

Em vez de sentir vontade de rastejar em um buraco e se esconder, dizer "não" a absolutamente tudo e a todos, e fazer com que seus amigos e familiares se perguntem sobre você, considere dar um pequeno passo para recuar. Cuide das tarefas e responsabilidades que são importantes, mas também certifique-se de que é o que você deseja fazer.

Não há nada de errado com:

  1. Pedir ao seu chefe uma prorrogação se você puder mostrar uma causa justa.
  2. Comprometer-se com os ingredientes do jantar, escolhendo uma pizza congelada ou pensando em cozinhar e congelar as refeições nos fins de semana para os jantares dos dias de semana.
  3. Tomando sua metade pausa hora do almoço para ler.
  4. Sugerindo que você venderá produtos de confeitaria apenas antes das competições de natação, em vez de gastar mais uma noite.
  5. Tentando fechar um acordo para aquelas 3 dúzias de cupcakes com uma padaria local.

Tente dizer "não" quando você sabe que isso só lhe causará mais estresse:

  1. Explicar à pessoa que está pedindo que você faça algo que você realmente não tem tempo agora, mas gostaria de ajudar no futuro. Então seja fiel a essa promessa.
  2. Perguntar à pessoa que está solicitando sua ajuda se vocês dois poderiam trabalhar juntos e reduzir o tempo e o esforço pela metade. Mais uma vez, ofereça-se para trabalhar juntos em uma data posterior e mantenha essa promessa.
  3. Segurando firme. Se você sabe que o que está sendo solicitado a você é quase impossível, seja tempo, recursos ou capacidades, não desista de sua decisão. Seja honesto em sua explicação e agradeça à pessoa por pensar em você.
  4. Sorrir e mostrar apreciação por alguém achar que você é capaz. Um "não" pode ser engolido muito mais facilmente se vier com um sorriso e um agradecimento.
  5. Sendo atencioso. Se você já trabalhou em, digamos, arrecadação de fundos para a escola ou igreja, mas sabe que não poderá no ano seguinte, informe o comitê no final da arrecadação de fundos - não no ano seguinte, quando a arrecadação de fundos está em fase de planejamento.
  6. Preocupando- se se você está à altura da tarefa. Mais uma vez, é aqui que entra a honestidade - se você acha que não pode fazer o trabalho corretamente ou a tempo, explique isso e pare de se preocupar. Um sentimento avassalador de fracasso iminente pode causar mais danos na realização do trabalho do que aquele pequeno e velho "não".
  7. Sendo consistente. Se você sempre foi um "fazedor" e agora acha que está "fazendo" demais, não comece a dizer "não" a tudo. Escolha os projetos ou solicitações sobre os quais você está reclamando, não se sentindo valorizado ou que o afastam do que é realmente importante (consulte o terceiro parágrafo) e reconsidere suas prioridades.

Há 24 horas em cada dia, 8 delas são importantes para dormir, 8 a 10 delas estarão no seu trabalho, e isso deixa (na melhor das hipóteses) 6 horas para fazer todo o resto. Priorize, considere as necessidades de sua família, suas necessidades e diga "sim" sempre que desejar.

Artigos relacionados
  1. Como definir um orçamento familiar?
  2. Como parar o comportamento de busca de atenção?
  3. Como sobreviver à perda de um cônjuge?
  4. Como parar de ser um facilitador?
  5. Como sobreviver à prisão domiciliar?
  6. Como tirar fotos de bebês?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail