Tirar fotos de bebês pode ser gratificante e divertido. Essas imagens da infância de seu filho proporcionam um deleite contínuo com o passar dos anos. Quer você use um filme ou uma câmera digital, é provável que você tire muitas fotos de seu novo pacote de alegria. Aqui estão algumas dicas de fotógrafos profissionais para ajudá-lo a passar do reino dos instantâneos para a criação de imagens artísticas que valem a pena emoldurar:
Aproxime-se. Este é o aspecto mais importante da fotografia infantil e a técnica mais comumente negligenciada. Preencha todo o quadro com o bebê. É normal até mesmo cortar parte da cabeça para obter um close dos olhos, por exemplo, ou fazer um estudo mais detalhado dos dedos dos pés. Fotógrafos profissionais fazem isso o tempo todo. Este tipo de corte de câmera cria imagens emocionantes que são atemporais e realmente capturam a criança.
Concentre-se nos olhos. Os olhos são a parte mais importante de um retrato. Mesmo que o objeto esteja desviando o olhar da câmera, sempre certifique-se de que os olhos estejam focados. Você pode ter que ajustar seus sensores de foco se os olhos não ficarem no centro do quadro. Como alternativa, com muitas câmeras, você pode focar pressionando o botão do obturador até a metade e, em seguida, recompor a imagem movendo a câmera.
Use luz natural. Todos nós ficamos melhor com luz natural, mas os bebês ficam especialmente bonitos com luz natural suave. Idealmente, procure uma sombra aberta (não salpicada) ou uma janela voltada para o norte. Coloque o bebê próximo à janela cheia de luz e fotografe de lado ou de frente.
Se você precisar usar flash, experimente um flash externo ou um difusor de luz. Os bebês são notoriamente propensos a olhos vermelhos. Se você planeja tirar muitas fotos de bebês, considere investir em um flash fora da câmera usando um suporte ou em um difusor para o flash da câmera. Esses dispositivos suavizam a luz e reduzem as chances de olhos vermelhos.
Seja simples. Escolha fundos com cores e texturas suaves. O mesmo vale para roupas. Escolha roupas simples e confortáveis para o seu retrato de bebê. Deixe o bebê ser o foco da imagem. Resista ao impulso de vestir o bebê com roupas fofas. Por mais doces que possam parecer agora, no futuro começarão a parecer antiquados. Experimente fotografar seu bebê apenas com uma fralda de pano ou um macacão de algodão branco para um look atemporal.
Esteja preparado. Certifique-se de ter seus adereços e câmera prontos. Configure seu tripé com antecedência se pretende usá-lo e certifique-se de ter baterias na câmera. Não espere que o bebê espere enquanto você ajusta as configurações da câmera ou faz uma leitura leve. Tenha alguns acessórios suaves à mão, como um revolvedor de penas, um chocalho ou um balão. Evite fazer barulho ou qualquer coisa que possa assustar o bebê.
Planeje sua sessão de fotos para o conforto do bebê. Normalmente, logo após a alimentação funciona bem. Se o bebê ficar agitado, abaixe a câmera e tente outra hora. Os bebês não respondem bem aos apelos por "só mais uma chance", então você também pode evitar a frustração de tentar.
Tire muitas fotos. Os fotógrafos profissionais sabem que precisam produzir de 10 a 20 imagens para obter uma imagem que os satisfaça. Esteja preparado para tirar e depois descartar muitas fotos antes de conseguir uma que realmente capture a verdadeira essência do seu bebê.
Elimine o "queijo" do seu vocabulário. Comece agora, antes que seu bebê aprenda a fazer aquele sorriso estranho e pegajoso que não é natural e não parece bom. Deixe-os aprender a sorrir naturalmente ou espere o sorriso aparecer. Seja engraçado e animado e capture o sorriso em seus olhos.
Consulte o material escrito. Um excelente livro sobre fotografia de bebês é Fotografando Bebês e Crianças, de John Hedgecoe . Este livro oferece conselhos úteis para fotógrafos iniciantes e avançados e é uma grande fonte de inspiração para projetos de fotografia de bebês de longo prazo.