Como parar a gagueira em crianças: dicas para os pais?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
Confira essas opções de tratamento para a gagueira
As crianças são criaturas incríveis. Eles estão aprendendo uma grande variedade de habilidades em um período de tempo incrivelmente curto, para não mencionar o crescimento aos trancos e barrancos. Uma das coisas mais difíceis para crianças é tentar dominar as habilidades de comunicação, o que às vezes pode levar à gagueira ou gagueira. Se você está preocupado com o fato de seu filho estar desenvolvendo gagueira, aqui estão algumas dicas para os pais para ajudá-lo a escolher um curso de ação:
É realmente uma criança gaguejando? Muitas crianças repetem palavras, especialmente no início de suas frases. É como se suas mentes estivessem trabalhando tão rápido que suas bocas não conseguem acompanhar; essencialmente, é exatamente isso que está acontecendo. Isso é normal e provavelmente se resolverá quando seu filho atingir os cinco anos de idade.
Ouça sons em vez de palavras. Meu próprio filho costuma falar assim: "Mamãe - mamãe - mamãe - posso - tomar - tomar um picolé - picolé, por favor?" As palavras são apressadas e isso acontece com mais frequência quando ele está cansado, irritado ou muito animado. A gagueira é mais uma repetição de sons, por exemplo: "Mm-mm-mamãe, cc-posso ppp-tocar agora?" Outro sinal de gagueira na primeira infância é um primeiro som prolongado em uma palavra, como em "Mmmmmommy, quero um ssssssssnack!"
Seu filho está estressado? A gagueira em crianças costuma ser acompanhada de estresse, com o qual elas têm dificuldade em lidar. A frustração de não conseguir se expressar faz com que a gagueira em crianças pequenas piore ainda mais. Os sinais de estresse incluem alterações de humor, punhos cerrados, mandíbula cerrada e hesitação em falar, mesmo quando falado diretamente.
Converse com seu médico. Seu pediatra pode fazer um diagnóstico primário em relação a qualquer problema de fala. Se o médico acreditar que seu filho está realmente lutando contra a gagueira, ele o encaminhará a um fonoaudiólogo para ajudá-lo a tratar o problema.
Quanto antes melhor. Embora muitos problemas de fala possam ser superados, o tratamento para a gagueira verdadeira é mais eficiente e benéfico se o problema for detectado precocemente.
Não fique visivelmente frustrado. Dê ao seu filho o tempo de que ele precisa para se expressar. Não os apresse nas frases - em vez disso, mantenha uma expressão calma e aberta e dê-lhes tempo suficiente para terminar o que precisam dizer. Se sentirem que você está chateado com a maneira como falam, ficarão cada vez mais relutantes em tentar.
Considere a terapia da fala. Se a terapia da fala é um tratamento recomendado, você pode esperar que o patologista lhe peça para preencher alguns formulários e questionários, e seu filho será testado para problemas de fala. Depois disso, o patologista trabalhará com você para propor programas e exercícios que você possa fazer com seu filho.
Dicas rápidas:
Os programas de terapia da fala variam de médico para médico e dependem da idade do seu filho. Provavelmente serão recomendados exercícios de repetição simples e outras coisas que podem ser feitas regularmente em casa.
A gagueira pode ser hereditária e transmitida por qualquer um dos pais.