Como falar com seu filho adolescente sobre namoro?
Pedro Borges
• 4 min de leitura
Os anos da adolescência são repletos de angústia, não menos da qual é causada pelo processo de começar a namorar. Embora não seja possível eliminar os altos e baixos de seu filho adolescente, você pode conversar com ele sobre namoro para ajudá-lo a estar preparado para tomar boas decisões.
A conversa sobre namoro não é apenas uma conversa; é um evento contínuo. Você não pode sentar e simplesmente dizer a seu filho tudo que ele precisa saber sobre namoro em uma conversa. A preparação começa muito antes de você considerar seu filho adolescente com idade suficiente para namorar. Você ajudou a aumentar a auto-estima de seu filho? Você transmitiu os valores de sua família a seu filho adolescente por meio de ações e também de palavras? Tudo o que você faz ao criar seu filho estabelece a base de caráter que afetará todos os encontros que ele frequentar.
Mesmo que você tenha transmitido seus valores a seu filho adolescente, ainda precisa discutir alguns aspectos específicos do namoro. No entanto, em vez de chamar seu filho adolescente para uma conversa que possa parecer conflituosa, procure uma atividade de que ambos gostem e que possa ser usada como acompanhamento de suas discussões. Freqüentemente, os adolescentes são mais receptivos a conversas sobre namoro enquanto você dirige, faz compras ou até mesmo dá uma caminhada. Associar sua conversa sobre namoro com outra atividade pode ajudar a evitar a expressão de "cervo pego pelos faróis" no rosto de seu filho adolescente.
Então, quais são as coisas mais importantes a dizer ao seu filho adolescente sobre o namoro? Primeiro, você deseja definir as regras para quais tipos de datas são aceitáveis e quais não são. Seu filho adolescente tem permissão para namorar apenas quando eles saem em grupos, ou um encontro individual está certo? A que horas espera-se que seu filho esteja em casa? Que tipo de local de encontro está bom para você? Em outras palavras, se assistir a um baile na escola, evento esportivo ou cinema está tudo bem, mas ir a uma festa sem acompanhante, à praia à noite ou a um drive-in não é aceitável, você precisa dizer a seu filho essas coisas. Visto que o bom senso muitas vezes não prevalece no cérebro do adolescente, é importante ser claro como o cristal.
Depois de cobrir as questões logísticas e as regras, você deve falar sobre alguns dos aspectos emocionais da cena do namoro adolescente. Embora seus filhos possam não acreditar em você, assegure-lhes que a intensidade das emoções que eles sentem por suas paixões atuais será igualada pelas futuras. Rejeições acontecem, antes e depois das datas. Lembre seu filho de que não há nada de errado com ele; às vezes, química, personalidades e interesses simplesmente não combinam. Muitas coisas devem estar alinhadas para que duas pessoas realmente formem um relacionamento. Claro, em alguns casos de sorte, seu filho adolescente vai gostar de alguém que gosta dele e um deles será corajoso o suficiente para iniciar um encontro. E, se o encontro for bem, pode haver mais encontros, levando a um relacionamento. Um dos maiores desafios para os adolescentes é impedir que seus relacionamentos se intensifiquem muito rapidamente. Incentive seus filhos adolescentes a não abandonar os amigos; todo mundo precisa de amigos e também de ligações românticas.
Quando as coisas dão errado.... você quer que seu filho esteja preparado para lidar com isso. Embora todos nós desejemos que nossos adolescentes nos liguem quando precisarem, a verdade é que muitas vezes eles não nos procuram por medo de punição. Portanto, além de garantir a seu filho adolescente que você o ajudará a sair de uma situação difícil (como amigos bêbados, um encontro abusivo ou outros problemas), você deseja capacitar seu filho. Certifique-se de que ele mantenha um estoque oculto de dinheiro de "emergência" para cobrir a falta de gasolina, o uso de um táxi ou outras soluções. Além disso, se o seu filho adolescente não tiver um telefone celular para emergências, certifique-se de que ele tenha uma conta de cartão de chamadas ou um cartão de telefone pré-pago que possa ser usado para pedir ajuda.
Embora conversar com seu filho sobre namoro possa ser um desafio, é importante que você o faça. Seus filhos adolescentes precisam estar preparados para essa grande etapa social e também saber que seus pais estão sempre presentes para apoiá-los e ajudá-los, principalmente nos momentos difíceis.
Dicas rápidas:
Você também pode achar útil indicar a seu filho sites informativos ou livros com conselhos sólidos sobre namoro.