Como ensinar a linguagem de sinais de seu bebê auditivo?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Há uma tendência crescente de ensinar bebês com audição a usar a linguagem de sinais. Isso porque, por um tempo, é realmente mais fácil para os bebês coordenar as mãos do que falar, o que requer uma coordenação complexa da língua, lábios, respiração e cordas vocais. Assinar com seu bebê pode ajudá-lo a se comunicar, o que pode aliviar as frustrações de ambos os lados. Assinar com seu bebê ouvinte não atrasa a fala e, de fato, os especialistas dizem que os bebês começam a falar mais cedo quando os pais estão assinando e falando as palavras ao mesmo tempo. Aqui estão algumas dicas sobre como começar.
Decida que tipo de sinalização você deseja usar. Existem dois campos quando se trata de linguagem de sinais para bebês. Um apoia o uso da Língua de Sinais Europeia (ASL), popularizada pelo livro de Joseph Garcia, Sign with Your Baby, e o outro apóia o uso de letreiros maquiados, popularizados pelo livro de Linda Acredolo e Susan Goodwyn, Baby Signs. Há um grande debate sobre isso, mas no final, é mais importante começar com algo do que não fazer nada. Se você decidir usar sinais ASL, encontrará muitos livros e vídeos baseados em ASL projetados especificamente para o ensino da linguagem de sinais para bebês. Você também pode simplesmente comprar um dicionário ASL ou procurar online. Se você decidir usar letreiros inventados, vá em frente e comece a inventar! Use gestos que o lembrem das palavras ou de que seu bebê já está tentando. Você também encontrará muitos materiais especializados baseados neste modelo.
Você pode começar a sinalizar a qualquer momento, mas o bebê não terá as habilidades motoras necessárias para sinalizar de volta até os 7-8 meses de idade. Por esse motivo, muitos pais preferem esperar até essa idade para começar a assinar, para não ficarem frustrados porque o bebê não está assinando imediatamente. Lembre-se de que, embora a maioria dos bebês seja fisicamente capaz de sinalizar por volta de 7 a 8 meses, muitos não começam a sinalizar de volta até que estejam observando você assinar por algum tempo. Não desanime. Apenas continue e seu bebê vai pegar!
Comece com as palavras mais usadas. Comece com as palavras que você já diz muito ou que são importantes para seu bebê. Os pais freqüentemente começam assinando "comer", "mais" e "leite" (não existe um sinal universal para "amamentar ou amamentar", então muitos pais usam o sinal ASL para "leite" ou inventam seu próprio sinal). Adicione mais sinais quando se sentir confortável para aprender ou criar e usar mais.
Faça o sinal toda vez que disser a palavra. Quando você disser uma palavra para o bebê, assine enquanto faz contato visual e certifique-se de que o bebê possa vê-lo bem. Use a expressão em seu rosto e voz. Além disso, use o sinal ao falar com outras pessoas ao seu redor para que o bebê observe você fazendo o sinal no contexto. Por exemplo, digamos que você começou a assinar "mais" com seu bebê. Quando você estiver à mesa de jantar e perguntar ao seu parceiro: "Posso servir-lhe um pouco mais de água?", Certifique-se de assinar "mais" ao dizer isso.
Faça isso de forma consistente. Falamos com nossos bebês desde o nascimento e não paramos de falar com eles só porque não voltaram a falar depois de várias semanas. É o mesmo com a linguagem de sinais. Faça isso de forma consistente e um dia seu bebê vai assinar de volta! Você pode até perceber que seu bebê claramente entende seus sinais antes de realmente começar a sinalizar de volta para você. Para ajudá-lo a ser totalmente consistente, você também pode ensinar aos cuidadores alguns dos sinais-chave.
Seja paciente e divirta-se. A aprendizagem deve ser divertida e acontecer naturalmente. Uma abordagem relaxada é o caminho a percorrer!
As aulas estão disponíveis se você estiver interessado. Você pode aprender facilmente os sinais ou começar a criar os seus próprios sem aula. Se você gostaria da estrutura de uma classe, porém, procure-as em sua biblioteca local ou centro comunitário. Ou faça uma busca na Internet por "linguagem de sinais para bebês" e você encontrará várias empresas que licenciam instrutores em todo o país.
Dicas rápidas:
Nunca é tarde para começar a assinar!
Provavelmente parecerá antinatural, mas logo se tornará uma "segunda natureza".
É mais importante assinar 3 palavras de forma consistente do que assinar 30 palavras "apenas às vezes".
As aulas não são necessárias, mas provavelmente haverá muitas disponíveis em sua área, se você estiver interessado.