Como ensinar ioga para crianças: ioga para iniciantes?
Sr. Mário Aguiar
• 6 min de leitura
Envolva seus filhos em suas posturas e rotinas de ioga
Yoga promove boa saúde, flexibilidade, coordenação e uma sensação de bem-estar. Todos esses são grandes benefícios para os adultos e podem ter o mesmo grande efeito nas crianças. As crianças costumam ficar estressadas com a vida e às vezes não sabem como lidar com esse estresse. Certas técnicas de ioga podem ajudá-los a relaxar e se livrar do estresse. A ioga pode ajudar, oferecendo uma diversão, bem como o benefício de aprender o autocontrole e como relaxar respirando profundamente. Yoga para crianças é semelhante ao ioga para iniciantes: você não quer tentar muito cedo. Deixe seus filhos se acostumarem com as posturas de ioga antes de fazer algo muito difícil.
Comece apresentando a ioga ao seu filho e explique o que isso acarreta. Se você praticar ioga, poderá ensiná-lo o que isso significa para você e por que o faz. Se vocês dois são iniciantes, fale sobre o que vocês aprenderão e como acham que isso ajudará cada um de vocês em sua vida diária.
Juntem-se para comprar o equipamento necessário. Seu filho precisará de um tapete de ioga e você também pode querer comprar uma bola. Visite uma loja de departamentos local e veja o que eles têm a oferecer. Você pode até encontrar vídeos e CDs de ioga feitos especialmente para crianças.
Comece cada sessão com técnicas simples de respiração. Faça com que seu filho deite no chão com os braços ao lado do corpo. Faça-a respirar profundamente enquanto imagina o ar fluindo em seus pulmões e enchendo sua barriga. Em seguida, peça a seu filho que expire lentamente, imaginando o ar saindo. Este exercício simples ajuda a controlar a respiração e o fluxo de oxigênio.
Você pode incorporar visualizações ao exercício de respiração. Faça com que seu filho imagine um lugar onde ele gostaria de estar, um lugar que seria divertido e relaxante. Isso pode ser deitado em uma praia ou em um campo cheio de belas flores. Faça-o imaginar os sons e cheiros que pode encontrar naquele lugar enquanto executa uma respiração profunda e controlada.
Encontre algumas poses simples para seu filho aprender primeiro. Lembre-se de usar recursos visuais e torná-los divertidos. Uma pose que você pode querer apresentar é o passeio de camelo. Faça com que seu filho se sente com as pernas cruzadas. Ela pode segurar suavemente os tornozelos como se estivesse segurando as rédeas. Seu filho deve fingir que está se movendo com o camelo enquanto ele caminha. Ela deve respirar lentamente enquanto empurra a barriga para a frente e a cabeça para trás. Em seguida, ela deve expirar lentamente enquanto puxa a cabeça para a frente e empurra a barriga para trás, de modo que as costas se curvem para fora. Repita até que o passeio de camelo termine.
O elefante é uma segunda pose que os iniciantes podem facilmente fazer. Enquanto estiver em pé, peça ao seu filho que se curve na cintura com os braços soltos em direção ao chão. Ele deve então colocar os braços juntos e entrelaçar os dedos. Agora ele pode andar pela sala lentamente enquanto balança seu malão de um lado para o outro. Em seguida, incentive-o a endireitar o corpo e balançar o tronco bem alto. Sons de elefante são recomendados!
Tenha paciência ao começar e explique as coisas em termos simples. Em um mundo tão acelerado, as crianças podem ter dificuldade em ficar sentadas quietas e aprender a controlar a respiração. Esteja sintonizado com o estado mental deles ao começar, para não controlar rigidamente a sessão. Deixe-os fazer exercícios mais ativos quando estiverem energizados, concentrando-se nas posturas mais lentas e controladas quando parecerem mais calmos.
Se seu filho deseja fazer suas próprias poses, incentive-o a fazê-lo sob sua supervisão. Se ela tiver uma pose favorita, faça-a com a frequência que ela quiser. Deixe que ela lhe ensine como você a ensina.
Mantenha a segurança em mente se ela decidir fazer suas próprias poses. Certifique-se de que ela não caia se tentar se equilibrar desajeitadamente e mantenha a área livre de perigos. Lembre-a de usar paciência e não forçar o corpo além do que normalmente faria se tentar dobrá-lo em um ângulo estranho.
Quando se trata de visualização e canto, mantenha as coisas no nível dele. Deixe que ele o guie com seus interesses e mantenha os cantos simples. Lembre-se de que ele pode não se lembrar de tudo o que você lhe ensinou à medida que os exercícios prosseguem, então não desanime nem expresse frustração se ele não se lembrar do último cântico que você usou ou de como se sentar. Use lembretes gentis.
Mantenha suas sessões tão longas ou tão curtas quanto seu filho permitir. Freqüentemente, as crianças não conseguem fazer longas sessões de ioga, como muitos adultos têm capacidade para fazer. Prepare-se algumas vezes por semana quando vocês farão ioga juntos, mas mantenha o tempo e a duração das sessões flexíveis. Para as crianças, uma sessão de quinze minutos pode ser adequada. Mantenha as poses curtas também, para que não se sobrecarreguem.
Essas técnicas devem ajudá-lo a incorporar posturas básicas de ioga nas rotinas de exercícios de seus filhos. Lembre-se de tratar a situação como se estivesse ensinando ioga para iniciantes. Boa sorte!
Cuidado:
Alguns alertam que crianças com menos de dezesseis anos não devem praticar técnicas que envolvam prender a respiração. Se você não tiver certeza, fale com o seu pediatra ou médico.
Não se esqueça de começar e terminar cada sessão com alongamentos simples para evitar lesões. Você também ajudará seu filho a adotar esse hábito saudável.
Dicas rápidas:
Mantenha a diversão, ou as crianças podem perder o interesse rapidamente.
Muitas comunidades têm aulas de ioga para famílias, das quais você pode assistir, caso sinta que não pode ensiná-las adequadamente.
Use seu próprio conhecimento de ioga para orientar suas instruções.
As crianças pequenas não serão capazes de fazer algumas das posturas mais complicadas e podem preferir uma determinada postura de ioga simplesmente devido ao seu nome.