Como tratar a obesidade em crianças?

Tratar a obesidade em crianças pode ser muito desafiador
Tratar a obesidade em crianças pode ser muito desafiador; Muitas vezes, lidar com esse problema exige mudanças no estilo de vida de toda a família.

Tratar a obesidade em crianças pode ser muito desafiador; Muitas vezes, lidar com esse problema exige mudanças no estilo de vida de toda a família. No entanto, não se deve ignorar a obesidade infantil, pois ela pode ser a causa de graves problemas de saúde.

  1. O primeiro passo é identificar se seu filho tem problemas de peso. Conforme as crianças crescem, elas têm flutuações naturais em seu peso; às vezes, uma criança ganha vários quilos antes de um surto de crescimento como parte normal do desenvolvimento. Observe as tendências de crescimento de seu filho e trate dos padrões de longo prazo, em vez de se preocupar com mudanças de curto prazo.
  2. Mesmo que seus filhos não sejam obesos, você deve se familiarizar com os fatores de risco para o desenvolvimento de obesidade. Uma história familiar de obesidade pode ser um indicador precoce dessa condição em crianças. Além disso, alguns comportamentos promovem o aumento do peso das crianças; O estilo de vida sedentário é um dos principais contribuintes para o ganho de peso.
  3. Para tratar a obesidade infantil, é necessário adotar uma abordagem multifacetada. O primeiro passo é conversar com seus filhos sobre seus objetivos. É fundamental abordar o tópico com sensibilidade e carinho; discuta os benefícios para a saúde de manter um peso ideal e fale sobre as pequenas coisas que toda a sua família pode fazer para promover um estilo de vida mais saudável. Eduque seus filhos para que possam fazer boas escolhas sobre nutrição e exercícios. Mais importante ainda, pregue a moderação. Você não quer fazer com que o tratamento pareça punitivo ou proibir qualquer tratamento ou atividade; isso só faria com que seus filhos se sentissem carentes e infelizes.
  4. Ajuste a dieta da família. Observe os alimentos que sua família come todos os dias. Você está comendo fast food várias vezes por semana? Seu armário está cheio de salgadinhos processados? Existem mudanças simples na dieta que você pode fazer para melhorar sua nutrição e incentivar a perda de peso sem fazer você ou seus filhos se sentirem privados ou com fome. Primeiro, adicione mais porções de frutas e vegetais às suas refeições. Esses alimentos ricos em nutrientes são relativamente baixos em calorias, ricos em fibras e quase as melhores coisas que você pode comer. Em seguida, comece a substituir alguns dos carboidratos processados em sua dieta por grãos inteiros; se sua família não está acostumada com grãos inteiros, você pode tornar o processo gradativo. Se seus filhos têm bebido refrigerantes açucarados com as refeições, substitua o leite ou a água. Substitua os alimentos fritos por opções grelhadas ou grelhadas.
    Não se deve ignorar a obesidade infantil
    No entanto, não se deve ignorar a obesidade infantil, pois ela pode ser a causa de graves problemas de saúde.
  5. Observe seus hábitos alimentares. Seus filhos comem na mesa da família ou na frente da televisão? Vocês todos se apressam nas refeições ou gostam de jantar sem pressa? Incentive todos os membros da família a darem mordidas menores, mastigar bem e saborear sua comida.
  6. Vá em frente. Certifique-se de que toda a sua família tenha um estilo de vida ativo. Isso não precisa significar horas na academia ou mesmo em esportes organizados. Você pode começar devagar, convidando toda a família para caminhadas noturnas regulares. Envolva seus filhos em jogos de bola, ciclismo, natação e outras atividades divertidas que eles possam fazer com você ou com os amigos. Não é fã de esportes? Comece a dançar. Uma hora de dança é um ótimo exercício e também uma maravilhosa ocasião social.
  7. Claro, se seu filho for gravemente obeso, você deve discutir as opções com seus profissionais de saúde. Existem opções mais extremas, como terapia medicamentosa ou cirurgia, mas podem ter complicações perigosas e não devem ser tomadas de ânimo leve.
Artigos relacionados
  1. Como tratar a obesidade na adolescência?
  2. Como compreender o desenvolvimento do bebê?
  3. Como usar uma fralda de pano?
  4. Como compreender os procedimentos de um programa de intervenção familiar?
  5. Como compreender o comportamento da criança?
  6. Como usar agências de babá?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail