Como distinguir pérolas reais de pérolas falsas?

As pérolas verdadeiras têm tendência a serem perfuradas de ambos os lados para se encontrarem no centro
As pérolas verdadeiras têm tendência a serem perfuradas de ambos os lados para se encontrarem no centro.

Existem muitas pérolas no mercado hoje. Antes de comprar uma, você precisa saber verificar se as pérolas são reais ou não para ter certeza de que seu dinheiro não será desperdiçado. Veja como você pode diferenciar as pérolas verdadeiras das pérolas falsas.

  • Dicas visuais. Comparadas com pérolas verdadeiras, as falsas tendem a parecer mais "planas" ou mais opacas. No entanto, há exceções, como as feitas pela Swarovski ou outros fabricantes. As pérolas reais não são perfeitamente redondas e tendem a aquecer mais rápido na pele em comparação com as pérolas de vidro. As pérolas reais têm faixas no nácar, cristas, saliências ou buracos. Uma pérola real também pode ter círculos concêntricos ao redor dela.
  • Características do furo. As pérolas verdadeiras têm tendência a serem perfuradas de ambos os lados para se encontrarem no centro. Se você puder ver a seção transversal de uma pérola, o buraco pode parecer mais largo na borda do que no centro. Os buracos das pérolas verdadeiras são tão pequenos quanto podem ser. No entanto, enxada a pérola real mais barata, os buracos podem não ser completamente retos, portanto, o preço mais baixo.
  • Densidade. As pérolas verdadeiras são mais pesadas do que parecem. No entanto, boas imitações podem ter a mesma densidade das pérolas reais. A densidade por si só não é uma boa base para a autenticidade das pérolas.
  • Teste de dente. Esfregue a superfície de uma pérola sobre os dentes. Uma pérola verdadeira pareceria corajosa, enquanto uma pérola falsa seria suave. Este teste é bom para distinguir as pérolas naturais raras das pérolas de vidro, mas não tão bom para identificar as pérolas cultivadas.
    As falsas tendem a parecer mais "planas" ou mais opacas
    Comparadas com pérolas verdadeiras, as falsas tendem a parecer mais "planas" ou mais opacas.
  • Teste do sol. Pegue sua pérola e coloque-a ao sol. A menos que suas pérolas sejam muito caras, elas não devem combinar perfeitamente com o sol. Você deve ver variações na cor e iridescência da pérola. Se uma pérola combinar perfeitamente com a cor e os tons, ela é falsa.
  • Raio-X. Um raio-x pode mostrar o interior de uma pérola. Isso inclui as variações de densidade, a presença de um parasita e, se houver, as formas dos orifícios. Você pode ter que pagar para fazer isso.
  • Ampliação. Como nos diamantes, a ampliação pode revelar muito sobre a qualidade das pérolas. As pérolas verdadeiras têm irregularidades e sulcos característicos, enquanto as pérolas falsas são granuladas e lisas. Você pode inspecionar os furos para localizar a interface entre os nácares e o que quer que esteja abaixo deles. Você também pode ler ou ver qualquer escrita ou marcas escritas na configuração ou no fecho.
  • Testes destrutivos. Se você realmente quer saber se sua pérola é real ou não, você pode abri-la para ver sua verdadeira natureza. Pérolas naturais ou reais são feitas de camadas de nácar. Uma pérola cultivada teria um núcleo de concha coberto com finas camadas de nácar, que normalmente não tem mais de meio milímetro. Uma pérola falsa teria um núcleo com uma camada ou mais de revestimento que tende a descamar ao ser cortada.

Examinar uma pérola para determinar se é real ou não vale a pena se você distinguir uma falsa de uma real. Reserve um tempo para fazer testes e examinar as pérolas antes de comprar uma, especialmente se estiver comprando de um estranho ou de uma fonte não confiável.

Artigos relacionados
  1. Como fazer anéis de colher?
  2. Como saber se é prata esterlina real?
  3. Como correr de salto alto?
  4. Como definir joias em um anel?
  5. Como selecionar sapatos para usar com bermudas?
  6. Como reparar chinelos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail