Se você quiser evitar uma gravidez não planejada, use métodos anticoncepcionais. Aqui está como:
Saiba tudo o que puder sobre controle de natalidade e como a concepção acontece. Peça ao seu médico para recomendar os melhores e mais seguros métodos anticoncepcionais para você e leia artigos na Internet ou em revistas, livros e panfletos. Você também pode assistir a seminários e aulas sobre isso.
As pílulas anticoncepcionais evitam que as trompas de falópio liberem um óvulo. Usar pílulas exige que ela tome uma pílula todos os dias. Se ela se esquecer de tomar um, poderá engravidar, portanto, deverá usar métodos anticoncepcionais adicionais quando isso acontecer. Se você estiver tomando pílulas anticoncepcionais, certifique-se de que elas não interajam com outros medicamentos e as preparações à base de ervas que está tomando atualmente.
Os métodos de barreira bloqueiam os espermatozoides para que não cheguem ao útero da mulher. São preservativos, diafragmas e capuzes cervicais. Os diafragmas e capuzes cervicais são colocados pelo ginecologista. Os preservativos masculinos e femininos estão amplamente disponíveis e são fáceis de usar. Eles são mais eficazes quando usados junto com os espermicidas, que matam os espermatozoides para prevenir a concepção. No entanto, os preservativos podem causar reações alérgicas, especialmente para aqueles que são alérgicos ao látex.
Os adesivos anticoncepcionais hormonais usam hormônios para impedir que as mulheres engravidem. É aplicado em uma parte do corpo e trocado todas as semanas durante três semanas consecutivas. O adesivo não é aplicado durante a quarta semana para iniciar o período menstrual da mulher.
As injeções hormonais tornam a mulher incapaz de conceber por até três meses. Algumas mulheres podem sentir efeitos colaterais com esses métodos, especialmente aquelas que fumam.
Um anel contraceptivo vaginal é colocado na vagina da mulher para liberar hormônios que evitam a gravidez. Isso é deixado na vagina por três semanas e, na quarta semana, o anel é liberado para iniciar a menstruação.
Um dispositivo intrauterino é colocado no útero por um ginecologista para interromper o esperma ou impedir que um óvulo fertilizado seja inserido no útero. Se você estiver usando um DIU, sinta o fio, que se estende desde o colo do útero, uma vez por mês. Vá ao médico quando não conseguir encontrar o barbante e use outros meios de controle de natalidade.
A esterilização envolve a realização de procedimentos cirúrgicos para tornar o homem ou a mulher infértil. Isso envolve o fechamento das trompas de falópio da mulher ou dos canais deferentes do homem.
O planejamento familiar natural rastreia o ciclo de ovulação da mulher e usa métodos de barreira ou abstenção de sexo quando a mulher está fértil.
Produtos anticoncepcionais
Se você estiver usando controle de natalidade, certifique-se de usá-lo corretamente. Não seguir as instruções ou usá-lo de forma inconsistente pode levar a gestações não planejadas. Certifique-se de que os produtos anticoncepcionais que está usando estão em boas condições e que você não é alérgico a eles.
Vá ao seu médico se sentir efeitos colaterais devido ao uso de métodos anticoncepcionais. Ele pode prescrever uma alternativa ou testar você para doenças que podem ser a causa real dos sintomas incomuns que você está experimentando ao praticar o controle de natalidade.
O uso de métodos anticoncepcionais é uma escolha inteligente para evitar gravidezes não planejadas. Escolha o método mais confortável, conveniente e eficaz para você.