Como prevenir e tratar a queda de cabelo?

O tipo mais comum de queda de cabelo que afeta os homens é chamada de calvície de padrão masculino (MPB)
O tipo mais comum de queda de cabelo que afeta os homens é chamada de calvície de padrão masculino (MPB), também conhecida como "alopecia androgenética".

Prevenir e tratar a calvície de padrão masculino

Não importa a idade, quase todo mundo se preocupa com sua aparência física e aparência. O cabelo desempenha um papel vital na aparência e na aparência física do rosto. Estudo mostra que 0,33 dos homens experimentam perda de cabelo / calvície em alguma fase ou idade de suas vidas. O tipo mais comum de queda de cabelo que afeta os homens é chamada de calvície de padrão masculino (MPB), também conhecida como "alopecia androgenética". Embora a calvície de padrão masculino possa começar já aos 17 anos, 50% das pessoas gravemente afetadas estão na casa dos 20 anos. A principal razão por trás dessa condição ainda é desconhecida, mas acredita-se que os genes e o hormônio sexual masculino (testosterona) são os principais culpados.

Aqui, examinaremos as causas e sintomas mais comuns da calvície de padrão masculino, bem como alguns métodos confiáveis e aprovados pelo FDA para prevenir e tratar a queda de cabelo.

Causas e sintomas:

  1. Entenda que os genes são os principais contribuintes para essa condição. Se você ou qualquer um de seus familiares imediatos tem calvície de padrão masculino, é mais provável que você desenvolva a doença também.
  2. A testosterona deve desempenhar um papel importante na MPB. Em pessoas afetadas pela calvície de padrão masculino, o hormônio sexual masculino (testosterona, um hormônio sexual dominante no corpo masculino) está sendo transformado em diidrotestosterona (DHT), que causa os folículos (o espaço / cavidade na pele onde o cabelo cresce de) para diminuir. Essa redução no tamanho bloqueia o fluxo sanguíneo para as raízes e, como resultado, o cabelo recebe menos nutrição. A diminuição do fluxo sanguíneo resulta em cabelos mais finos e curtos em cada ciclo de crescimento, até que os folículos encolham a um tamanho em que param de crescer.
  3. A calvície de padrão masculino geralmente começa com a coroa. O cabelo continua a crescer mais fino e mais curto a partir da coroa e da linha do cabelo da fonte, eventualmente resultando em uma área calva.
  4. As mulheres também podem desenvolver a doença. Quando as mulheres sofrem de calvície desse tipo, isso é conhecido como calvície de padrão feminino. Nas mulheres, começa com cabelos cada vez mais finos da coroa e da linha do cabelo frontal, no entanto, raramente termina com uma área calva completa.
  5. Outras condições também podem impor calvície em homens e mulheres. Tomar certos medicamentos, certas doenças e condições de saúde também pode resultar em perda de cabelo e calvície que não são classificadas como MPB / GPS (e estão além do escopo deste artigo).
Previna e trate a calvície de padrão masculino
Previna e trate a calvície de padrão masculino.

Métodos de prevenção e tratamento:

  1. Entenda sua condição completamente. Informe-se sobre sua condição e as causas da queda de cabelo antes de iniciar qualquer tipo de tratamento / remédio. Converse com seu médico e conte-lhe sobre você e o histórico de saúde de sua família.
  2. Nunca confie nos anunciantes / criadores de dinheiro do mercado. Os anunciantes / profissionais de marketing sempre tentarão entrar em contato com você por meio de diferentes produtos, como xampus e condicionadores, que afirmam ser uma cura completa para a calvície, mas todos eles são produtos químicos inúteis e geralmente prejudiciais (a menos que respaldados por provas clínicas confiáveis). No entanto, tenha em mente que não existe uma pílula mágica que resolverá seu problema da noite para o dia, como muitos desses vendedores afirmam. Eles apenas usam palavras bonitas para persuadi-lo a comprar seus produtos. O FDA registrou mais de 300.000 produtos alegando tratamento / prevenção da queda de cabelo, embora nenhum tenha qualquer prova comprovada por médicos ou qualquer registro de estudo para provar suas alegações.
  3. Existem apenas dois tipos de medicamentos / drogas aprovados pelo FDA para a calvície de padrão masculino. Até agora, apenas dois medicamentos (Minoxidil e Finasterida) foram aprovados pelo FDA. Essas duas drogas provaram retardar e reverter o processo de queda de cabelo e, mesmo em alguma porcentagem, fazer o cabelo crescer novamente.
  4. Usando minoxidil como tratamento para queda de cabelo. O minoxidil, também chamado de Rogaine, é aprovado pelo FDA para tratar e reverter o processo de queda de cabelo. Geralmente vem em uma solução tópica de 2% e 5%. Os homens podem se beneficiar mais com a solução de 5%, enquanto nas mulheres, a solução de 2% é o suficiente para recuperar a força e a espessura do cabelo. Você precisa aplicar aproximadamente 1 ml na área afetada duas vezes ao dia (de manhã e à noite, antes de ir para a cama). A dose não deve exceder mais de 2 ml por dia. Demorará cerca de 4 a 5 meses para ver os resultados. O minoxidil é mais eficaz na área da coroa do couro cabeludo do que na área frontal. O novo cabelo será fino e com menos cor no início, mas depois de algum tempo, ficará mais grosso e escuro. No entanto, o novo cabelo crescido cairá novamente em 6 a 12 meses se você parar de usar a droga e a calvície continuará como antes.
  5. Usando finasterida como tratamento para a prevenção da queda de cabelo. A finasterida, também chamada de Propecia, é outra droga aprovada pelo FDA que provou parar a queda do cabelo e fazer crescer o cabelo novo. Propecia vem em comprimidos de 1 mg que são tomados diariamente e os resultados podem ser vistos em cerca de 3 meses. Para obter crescimento total do cabelo e espessura / densidade, leva de 6 a 12 meses para tomar o medicamento. Este medicamento não está aprovado para uso em mulheres. Recomenda-se que as mulheres grávidas nem mesmo toquem nos comprimidos porque o medicamento pode ser absorvido pela pele (o que pode causar sérios defeitos congênitos em um feto masculino). Os efeitos colaterais são raros ao tomar este medicamento, mas podem incluir baixo desejo sexual e algum desempenho sexual anormal. Como no Minoxidil, se você parar de tomar o medicamento, o novo cabelo crescido cairá em 6-12 meses e a calvície continuará como antes.
  6. Para obter resultados melhores e rápidos, use ambos. Eu recomendo (com base na experiência pessoal) o uso de Minoxidil e Finasterida por 6 a 8 meses. Se nenhuma mudança na queda ou no crescimento do cabelo for observada, geralmente é melhor parar de tomar finasterida.
  7. O transplante de cabelo é outra opção para a calvície. Outro método amplamente utilizado hoje por muitas celebridades é o transplante de cabelo; este método também foi aprovado e provou ser uma boa alternativa para restaurar / voltar a crescer o cabelo em áreas calvas. Neste método, o médico tira uma tira de pele contendo uma boa quantidade de cabelo saudável da parte de trás de sua cabeça e corta em pedaços contendo um, dois e três fios de cabelo cada e enxerta / planta na área calva da cabeça. Após 6 meses, o novo cabelo saudável começará a crescer como cabelo normal. Esse tipo de tratamento geralmente é permanente e tem menos complicações, mas a cirurgia é cara. Em meu próximo artigo, descreverei o transplante de cabelo em mais detalhes e darei algumas recomendações sobre como realizá-lo com melhores resultados.

Antes de decidir sobre qualquer método de tratamento, reserve um tempo e converse com seu médico sobre quaisquer possíveis complicações ou efeitos colaterais. Descubra se sua condição é calvície de padrão masculino ou se pode ser devido a qualquer outro motivo temporário, como medicamentos, desnutrição, etc. Gaste seu dinheiro com sabedoria.

Artigos relacionados
  1. Como prevenir a quebra do cabelo?
  2. Como prevenir a infestação de piolhos?
  3. Como colocar um rabo de cavalo em seu cabelo?
  4. Como evitar cabelos inchados em clima úmido?
  5. Como proteger o cabelo do sol?
  6. Como colocar uma meia peruca?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail