Cabelo adelgaçado, produtos para rebrota e tratamento para homens e mulheres
Eduarda Alves de Paiva
• 5 min de leitura
Aprenda o que causa a queda de cabelo e como evitá-la
Todos nós sabemos que o enfraquecimento do cabelo é um problema comum nos homens. Embora não tenhamos ouvido falar sobre isso com frequência, as mulheres podem perder cabelo com a mesma facilidade com que os homens. Estudos recentes demonstraram que mais de trinta por cento dos homens com menos de 35 anos e um quarto das mulheres sofrerão de queda de cabelo na Europa. Ouvimos falar com mais frequência sobre o tratamento da queda de cabelo para homens, mas a partir desses estudos, é óbvio que é tão importante para as mulheres.
Então, o que causa a perda de cabelo? Hereditariedade, doença, dieta pobre e medicamentos são os motivos mais comuns.
A alopecia androgênica, uma forma de perda de cabelo hereditária, é a causa número um tanto para homens quanto para mulheres. Os sinais de alopecia androgênica podem aparecer já na puberdade em homens e mulheres, embora as mulheres sejam muito mais propensas a apresentar sinais após a menopausa.
Uma dieta pobre também pode resultar em queda de cabelo. A falta de ferro, zinco e alimentos nutritivos podem muito bem ser uma causa.
Doenças como a doença de Crohn, doença hepática, doença inflamatória intestinal e sífilis em estágio avançado têm sido associadas à condição.
Um número crescente de medicamentos, como os usados para quimioterapia, também pode causar queda de cabelo.
Atualmente, existem várias opções de tratamento diferentes disponíveis que podem estimular o novo crescimento ou ocultar a queda de cabelo em homens e mulheres com estágios iniciais de queda de cabelo, dependendo da pessoa e da forma de queda de cabelo. Os produtos incluem:
Antes usado como tratamento para a hipertensão, o cientista descobriu que o Minoxidil também impedia a queda de cabelo e promovia o crescimento. Agora, o Minoxidil também é usado como um tratamento para queda de cabelo e é o único medicamento aprovado para promover o crescimento do cabelo em mulheres. É normalmente encontrado na forma de um creme medicamentoso, spray ou xampu para a queda de cabelo. Normalmente, você pode esperar ver crescimento em cerca de trinta e duas semanas com o uso contínuo deste tipo de tratamento para queda de cabelo. Estes são comumente encontrados em sua farmácia local em fórmulas com e sem receita.
Também foi demonstrado que os medicamentos orais prescritos contendo finasterida promovem o recrescimento. A finasterida é uma droga originalmente usada no tratamento do câncer de próstata, mas os pesquisadores descobriram que seus efeitos hormonais também causam o crescimento do cabelo. No entanto, devido aos seus efeitos colaterais hormonais, como tratamento para o crescimento do cabelo, a finasterida está disponível apenas para homens; não é adequado para tratar as causas do enfraquecimento do cabelo em mulheres e este medicamento nem deve ser manuseado por mulheres que possam estar grávidas.
Sua dieta pode ser outro tratamento. Uma dieta saudável significa uma juba saudável e fornecer ao corpo os nutrientes de que necessita para promover o recrescimento é uma das formas mais fáceis e menos dispendiosas de tornar o cabelo mais espesso e saudável. Por exemplo, alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes e nozes, são muito benéficos para o cabelo e podem ser considerados indiretamente como produtos para o tratamento da queda de cabelo. A biotina - geralmente encontrada no fígado, ovos e produtos de soja - é outro nutriente que pode promover o crescimento.
Se você está tomando medicamentos que podem causar queda de cabelo, pergunte ao seu médico sobre a probabilidade de que o seu cabelo está ficando mais fino devido ao medicamento e discuta a possibilidade de usar um medicamento diferente.
Seu cabeleireiro pode ser outra excelente chave para o tratamento. Um corte em camadas pode facilmente fazer uma grande diferença na criação da ilusão de um cabelo mais grosso. Seu estilista terá uma série de sugestões sobre estilos de cabelo e cortes de cabelo. Você pode até obter um xampu especial para queda de cabelo em homens ou mulheres.
Postiços e extensões de cabelo são uma excelente opção para quem está interessado em uma abordagem mais natural da queda de cabelo. Costumava ser que postiços eram fáceis de identificar como falsos e uma vergonha para muitos que os usavam. Hoje, no entanto, não é tão fácil identificar uma peruca, já que muitas são feitas de cabelo real e se misturam facilmente para uma aparência mais natural. Eles podem ser encontrados em catálogos, lojas locais e salões especializados em extensões e apliques.
Muitos dos tratamentos e produtos de crescimento do cabelo disponíveis hoje podem ajudar a prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento, mas apenas enquanto os tratamentos forem continuados. Se você não tiver certeza de qual opção de tratamento é a certa para você, consulte seu médico de atenção primária ou dermatologista local, que pode ajudá-lo a encontrar o tratamento certo. Existem muitas maneiras de parar a queda de cabelo e uma delas é adequada às suas necessidades individuais.