Como identificar e tratar a doença inflamatória intestinal felina?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
A doença inflamatória intestinal felina é uma das doenças gastrointestinais mais comuns em gatos. O termo na verdade se refere a um grupo de distúrbios que causam inflamação do revestimento do estômago ou do trato intestinal, o que causa alterações nas funções corporais normais que esses órgãos desempenham.
Sintomas
Os sintomas da doença inflamatória intestinal felina freqüentemente imitam os de outras doenças ou enfermidades, portanto, é importante levar seu gato ao veterinário se algum desses sintomas ocorrer. Eles incluem:
Esses sintomas podem durar várias semanas ou podem aparecer e desaparecer intermitentemente.
Diagnóstico
Seu veterinário terá que realizar vários testes para descartar outras condições médicas, devido aos sintomas comuns. Você pode esperar testes como:
raios X
Avaliação de fezes
Exames de sangue
Testes de ultrassom
Assim que outras condições forem excluídas, uma biópsia será realizada para verificar o revestimento do estômago e dos órgãos intestinais. É nesta fase que será feito um diagnóstico positivo para Doença Inflamatória Intestinal.
A biópsia em si é melhor realizada com a tecnologia de fibra óptica, permitindo que uma pequena luneta seja inserida através do estômago ou cólon do gato. Esse tipo de procedimento é menos invasivo do que a biópsia tradicional e pode ser feito sob anestesia geral. Em geral, seu gato poderá voltar para casa no mesmo dia em que o procedimento for realizado.
Embora a doença inflamatória intestinal possa nunca ser completamente curada, a doença não precisa ser fatal e pode ser tratada com uma combinação de medicamentos e restrições alimentares.
A prednisona pode ser prescrita para reduzir o inchaço e a irritação dos tecidos inflamados.
Outros medicamentos devem ser usados em combinação com a prednisona para aliviar o vômito e a diarreia, e antibióticos são freqüentemente prescritos para prevenir novas infecções de outros órgãos.
A terapia medicamentosa geralmente dura cerca de três meses, momento em que os medicamentos serão reduzidos com o tempo, na tentativa de evitar efeitos colaterais de longo prazo.
A dieta do seu gato pode ser restringida ou alterada como resultado do diagnóstico. Alimentos hipoalergênicos ou orgânicos naturais são recomendados, pois são mais fáceis de digerir e não causam mais irritação no estômago ou intestinos.
As mudanças na dieta ajudarão a garantir que os efeitos dos medicamentos sejam duradouros, reduzindo a necessidade de medicamentos. Eventualmente, seu gato pode ser capaz de se livrar das drogas completamente, dependendo da gravidade da doença e dos danos que ela causou.
Se o seu gato estiver apresentando algum sintoma de Doença Inflamatória Intestinal Felina, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. A detecção e o tratamento precoces melhoram muito os efeitos do tratamento e minimizam a quantidade de danos causados aos órgãos internos do seu gato.
Cuidado:
Quanto mais cedo a doença inflamatória felina do intestino for diagnosticada, melhores serão os efeitos do tratamento.
Dicas rápidas:
Uma dieta com alimentos crus pode ser útil para aliviar o desconforto e a irritação do estômago e do trato intestinal inflamado do seu gato.