A hiperpigmentação é uma condição da pele caracterizada pelo escurecimento de algumas manchas e áreas da pele. Pode haver diferentes causas possíveis para essa condição, como danos causados pelo sol, idade e lesões na pele (incluindo acne). Se você está procurando maneiras de reduzir a hiperpigmentação, continue lendo:
Fique longe do sol. Como mencionado, uma das principais causas de hiperpigmentação são os danos do sol. É muito importante que você sempre use protetor solar com FPS 30, no mínimo, todos os dias, com sol ou não. Isso porque cerca de 80% dos raios nocivos do sol podem penetrar nas nuvens.
Use esfoliantes para a pele. Esfoliantes de pele são capazes de remover as células mortas da pele e polir as células da pele mais novas e saudáveis por baixo. Existem muitos esfoliantes de pele disponíveis no mercado, mas você pode fazer o seu próprio usando ingredientes naturais. Para fazer um esfoliante de pele usando abacaxi como ingrediente principal, clique aqui. No entanto, certifique-se de esfoliar a pele no máximo duas vezes por semana, uma vez que a exfoliação excessiva pode ser irritante para sua pele sensível.
A hiperpigmentação do contador inclui hidroquinona
Use medicamentos de venda livre. Alguns dos medicamentos mais comuns que visam combater a hiperpigmentação incluem hidroquinona, tretinoína, hidroxiácidos e ácido kójico. Certifique-se de ler atentamente as instruções, pois esses ingredientes podem causar alguns efeitos colaterais (o mais prejudicial pode ser câncer de pele).
Tome glutationa. A glutationa, que é derivada da proteína L-Glutamina, é considerada benéfica para o fígado e ajuda a limpar o corpo das toxinas. Outro benefício da glutationa é que ela inibe a produção de melanina, o que resulta em uma pele uniforme e branca. No entanto, descobriu-se que a glutationa tem diferentes níveis de eficácia para pessoas diferentes. Existem muitas pílulas de glutationa disponíveis no mercado hoje.
Experimente o clareamento facial. Muitos centros faciais e dermatológicos oferecem serviços de clareamento facial, com o objetivo de clarear a pele com produtos químicos, como o peróxido de hidrogênio. Se você experimentar este tratamento, esteja preparado para que sua pele descasque e se desprenda depois. Nunca tente fazer seu próprio clareamento facial, pois qualquer passo em falso pode causar danos a longo prazo à sua pele.
Consulte seu dermatologista. Seu dermatologista pode recomendar outros serviços, como microdermoabrasão, peeling químico e até cirurgia a laser. A microdermoabrasão e o peeling químico tentam remover as camadas superiores da pele para revelar uma pele nova e mais saudável por baixo. Esses dois serviços são diferentes em seus métodos: a microdermoabrasão usa uma máquina rotativa de alta velocidade que tenta lixar a pele velha para revelar uma nova pele por baixo, enquanto produtos químicos como ácido salicílico, ácido láctico e ácido glicólico são aplicados na pele durante uma química descasca. A cirurgia a laser usa luz de alta intensidade que os pigmentos mais escuros da pele absorvem. Assim que a luz é absorvida, esses pigmentos escuros são vaporizados com eficácia.
Lembre-se de que a hiperpigmentação não precisa ser uma condição permanente. Experimente as maneiras pelas quais você pode efetivamente reduzir a hiperpigmentação e você ficará surpreso com a melhoria de sua aparência geral. É melhor começar primeiro com os remédios mais fáceis e simples e, se nenhuma melhora visível ocorrer após alguns meses, é hora de levar seu caso a um dermatologista. Boa sorte e espero que tenha ajudado!