Como evitar a compra de um anel de diamante falso?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Hoje em dia, casar não é barato. Das roupas à igreja e à recepção, um pequeno casamento pode custar centenas de milhares de dólares ganhos arduamente, sem mencionar o anel de noivado que o cara precisa comprar antes de o casamento realmente acontecer. Os anéis de noivado também não são baratos. Um anel de noivado de diamante de meio quilate da DeBeers custará pelo menos 1870€. Portanto, é compreensível que você não queira gastar milhares de dólares em um anel de diamante falso. Veja como você pode evitar isso.
Compre de joalheiros de renome. Os anéis de noivado de diamante de lojas como Tiffany & Co., DeBeers e Bulgari vêm com um certificado que garante a autenticidade do diamante que você comprou. Além disso, os diamantes de joalherias de ponta como essas estão sempre marcados com números de rastreamento para que seja fácil identificá-los no caso de serem roubados.
Não fique tentado a comprar em joalherias à venda. Nos distritos comerciais, existem muitas joalherias que tentam os compradores a entrar na loja, colocando grandes placas "Estamos na venda". Algumas dessas joalherias aumentam seus preços antes da venda e os descontam durante o período de venda para garantir que ainda tenham um bom lucro. Portanto, a menos que você esteja de olho naquele anel de diamante há meses e saiba seu preço de cor, não o compre à venda.
Familiarize-se com a aparência de outras pedras preciosas usadas para fazer anéis de diamante falsos. Existem joalheiros inescrupulosos que cometem fraude conscientemente, passando os anéis feitos de zircônia cúbica e moissanita como anéis de diamante autênticos. Como essas pedras preciosas são muito semelhantes ao diamante em termos de toque e textura, os clientes desavisados são facilmente enganados. Para evitar isso, examine a pedra cuidadosamente em busca de marcas de desgaste. A zircônia cúbica não é tão dura quanto o diamante e pode ser arranhada no processo de corte e presa. Infelizmente, a moissanita é muito mais difícil de distinguir do diamante do que mesmo os especialistas têm dificuldade em dizer qual é qual. Peça a um avaliador de diamante certificado que examine a pedra.
Examine a montagem do diamante e a banda do anel. Existem fabricantes de anéis de diamante falsos que usam montagens e bandas de baixa qualidade ou mal projetadas para seus anéis. Isso facilita a localização de anéis de diamante falsos. No entanto, zircônia cúbica ou moissanita montada em ouro ou platina de 18 quilates será muito mais difícil de distinguir dos anéis de diamante reais.
Tome nota da experiência do vendedor. Se o vendedor que está vendendo o anel de diamante afirma que a pedra é um "diamante branco-azulado", é melhor não comprar dele. Ele está usando um termo usado por golpistas antes dele.
Os anéis de noivado de diamante duram toda a vida com os cuidados adequados. Siga as dicas acima para ter certeza de que seu dinheiro não será roubado por joalheiros que vendem anéis de diamante falsos.