Como compreender os tratamentos cosméticos não cirúrgicos?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
Você pode conhecer pessoas que passaram por cirurgia plástica ou plástica e gostou tanto de sua nova aparência que sentiu que precisava desse tipo de melhoria em sua aparência. Mas esse tipo de melhora está disponível sem a cirurgia? Sim, e aqui estão algumas maneiras de escolher o tratamento cosmético não cirúrgico mais adequado para você.
Associação nacional de dermatologia
Consulte um bom dermatologista. Como sua pele é um órgão sensível e qualquer dano a ela pode literalmente "deixar uma cicatriz" para o resto da vida, você deve se certificar de que seu dermatologista é um profissional certificado. Verifique suas qualificações e credenciais, verifique seu status na associação local ou nacional de dermatologia e certifique-se de que sua clínica é um estabelecimento confiável e confiável.
Conheça os diferentes tratamentos disponíveis. Dependendo da sua situação, você deve pesquisar quais tratamentos dermatológicos específicos devem se aplicar a você.
Se você quiser se livrar das rugas, por exemplo, o tratamento mais popular hoje em dia é o botox. Como funciona? Um médico injetaria toxinas no músculo diretamente abaixo de uma ruga, e essa toxina atuaria para relaxar e suavizar essa área do rosto. As injeções de Botox geralmente levam cerca de 4 semanas para fazerem efeito e duram de quatro a seis meses.
Microdermoabrasão é um processo em que a pele é mecanicamente "polida" e recapeada usando equipamento especializado; normalmente não envolve quaisquer produtos químicos da pele. Os microcristais abrasivos são comumente usados neste procedimento e o resultado esperado da microdermoabrasão regular é uma pele mais clara e fina com menos cicatrizes de acne e rugas.
Embora as técnicas de microdermoabrasão geralmente funcionem apenas com a camada mais externa da epiderme, os tratamentos a laser penetram ainda mais profundamente na pele. Existem muitos tipos de tratamentos a laser para a pele que trazem benefícios específicos. Alguns desses tratamentos a laser não cirúrgicos promovem o endurecimento da pele (principalmente na região do pescoço e do queixo); outros visam corrigir descolorações da pele; alguns são para cicatrizes de acne e remoção de rugas; outros removem verrugas, manchas e outros crescimentos indesejados; enquanto outros ainda removem pêlos indesejáveis. Alguns outros tratamentos a laser podem trazer uma combinação desses benefícios. Os procedimentos a laser também são usados para estrias em outras partes do corpo.
Os tratamentos a laser geralmente funcionam removendo as camadas superiores da epiderme, para serem substituídas por uma nova pele. Esses lasers emitem comprimentos de onda específicos de energia para a face específica ou área do corpo que precisa ser tratada, enquanto não afetam os tecidos circundantes.
Os peelings químicos visam literalmente "descascar" a pele danificada para estimular o crescimento de uma nova pele. São usados para melhorar a textura da pele, apagar cicatrizes de acne e corrigir a pigmentação.
Conheça os riscos envolvidos. Mesmo que os tratamentos não sejam invasivos, ainda existem alguns riscos associados a eles. Quem faz tratamento a laser, por exemplo, corre o risco de queimar ou escurecer levemente a pele, deixar cicatrizes ou até mesmo causar danos aos olhos. Os tratamentos com botox também podem causar dores de cabeça e náuseas, juntamente com dor, fraqueza muscular e inflamação. Os peelings químicos podem causar descoloração da pele e até mesmo cicatrizes permanentes.
Com todos esses riscos, é importante estar duplamente certo sobre as qualificações profissionais de seu dermatologista.
Tratamento cosmético cirúrgico
Estas são apenas algumas das maneiras de escolher qual tratamento cosmético não cirúrgico utilizar. Use seu bom senso e bom senso ao fazer sua escolha.