Todos, independentemente de seu estado atual de saúde, precisam urgentemente de seguro saúde. Infelizmente, devido aos seus altos prêmios e à impossibilidade de seguro de alguns pacientes, muitos europeus não estão cobertos. Se o pior acontecer e você tiver uma emergência médica, seu recurso é ir ao pronto-socorro para receber tratamento. Será mais caro do que ir a um médico de atenção primária, mas para algumas pessoas, esta é a única opção.
Quando receber a conta do hospital e não tiver seguro, você precisará pagar por ele. Se você está em dificuldades financeiras ou em desvantagem econômica, existem algumas etapas que você pode seguir para elaborar um plano.
O mais importante é não ignorar a conta. Só porque você não tem seguro e não pode pagar o custo adiantado, não significa que você deva enfiar a conta na gaveta e fingir que nada aconteceu. Ignorar isso não faz com que o problema desapareça. Se você não pagar a conta, ela pode ir para a cobrança e até aparecer no seu relatório de crédito.
Leia a fatura e certifique-se de que todos os itens cobrados de você estão corretos. Verifique se você realmente obteve os serviços que estão sendo cobrados. Verifique também a conta do médico. Podem ser cobrados indevidamente honorários médicos por serviços que foram realmente realizados por uma enfermeira ou outro técnico.
Ligue para o escritório de contas do hospital. Deve haver alguém que possa ajudá-lo se você precisar de algum subsídio, ou se precisar elaborar algum tipo de plano de pagamento regular. Os hospitais estarão dispostos a trabalhar com você em vez de ter uma conta totalmente não paga. Expresse sua intenção de pagar a conta, mas explique como suas circunstâncias o impedem de fazê-lo. Ofereça o que você pode desembolsar por mês. Ligue também para o assistente do médico e explique sua situação.
Pergunte se você se qualifica para um Fundo de Caridade. Se você não se qualifica para o Medicaid, mas não tem capacidade financeira para pagar suas contas médicas, você pode se qualificar.
Peça um perdão parcial da conta. Dependendo do valor da sua conta, alguns hospitais podem oferecer um desconto em toda a sua conta. Vai variar de alguns por cento até a metade de sua conta inteira. É concedido caso a caso. Você pode então retrabalhar o saldo restante em parcelas mensais ou o pagamento integral em um determinado número de dias. Qualquer acordo que você fizer, honre-o e seja consistente.
Esteja preparado para fornecer suas demonstrações financeiras. Podem ser solicitadas cópias de sua declaração de imposto de renda ou recibo de pagamento para provar sua dificuldade financeira.
Peça ajuda financeira da comunidade. Você pode pedir ajuda a familiares, amigos e outras pessoas da comunidade. Sua igreja, escritório ou clube pode organizar uma arrecadação de fundos para você, especialmente para casos de doença de longa duração, onde as contas médicas são astronômicas. Você pode se surpreender com o nível de apoio que as pessoas estão dispostas a dar se você permitir.
Cobertura de saúde adequada
Ter um problema de saúde e pagar contas médicas é estressante. Tente obter seguro médico, se possível. É melhor renunciar a outras despesas, como celulares e TV a cabo, se isso significar tranquilidade e segurança de uma cobertura de saúde adequada.