Você tem que deduzir os passivos dos ativos para identificar o patrimônio líquido da empresa.
Uma demonstração financeira normalmente é preparada por um contador. Mas se você está começando um pequeno negócio, pode achar prático prepará-lo sozinho. Como você ainda não possui dados muito complicados para trabalhar, preparar este documento por conta própria será relativamente gerenciável. Uma demonstração financeira é um termo geral para três tipos de documentos: balanço, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Neste artigo, discutiremos como cada um desses documentos é preparado. Continue lendo.
Balanço patrimonial
Entenda o que é um balanço. O balanço envolve basicamente os ativos e passivos do negócio. Você tem que deduzir os passivos dos ativos para identificar o patrimônio líquido da empresa. Na contabilidade, o patrimônio líquido é usado para determinar se o negócio está em boas condições.
Liste seus ativos. Os ativos são as coisas que sua empresa possui. Isso inclui equipamentos e máquinas, suprimentos, veículos e contas a receber. Você tem que determinar o valor presente desses ativos e somá-los todos.
Liste suas responsabilidades. Isso é o que sua empresa deve. Empréstimos, contas a pagar, serviços públicos e impostos são passivos. Novamente, escreva todos eles e seus valores individuais. Calcule-os.
Determine seu patrimônio líquido. Basta subtrair os passivos dos ativos. Se você obtiver um valor positivo, seu patrimônio líquido é muito bom. Mas se o valor obtido for negativo, seu patrimônio líquido é inferior ao ideal.
Declaração de renda
Saiba o que é uma demonstração de resultados. Uma demonstração de resultados é o documento que mostra a lucratividade do seu negócio em um determinado período. A lucratividade é determinada pelo seu lucro líquido. Se a receita líquida for suficiente para administrar sua empresa, ela geralmente está indo bem.
Calcule suas despesas. Todas as suas despesas para um determinado período devem ser listadas e somadas. Isso inclui material de escritório, aluguel, salário e serviços públicos. Certifique-se de incluir despesas diversas também.
Determine sua receita. A receita é a quantia total de dinheiro que sua empresa ganhou em um determinado período. Em negócios orientados para mercadorias, isso é chamado de vendas. Em negócios orientados a serviços, a receita é chamada de taxas.
Calcule seu lucro líquido. Isso é feito basicamente deduzindo as despesas da receita. Um lucro líquido positivo mostra lucratividade. O lucro líquido pode ser usado no monitoramento da condição do seu negócio. Se o seu lucro líquido for consistentemente bom, é seguro presumir que seu negócio é lucrativo.
O saldo líquido é obtido se você subtrair as despesas da receita líquida.
Fluxo de caixa
Saiba o que significa fluxo de caixa. Em termos simples, uma demonstração de fluxo de caixa é o documento que determina a movimentação de caixa em sua empresa. Geralmente é o documento que os credores examinam.
Determine sua receita líquida. O lucro líquido é obtido se você subtrair as despesas da receita. Conforme discutido, é apresentado na demonstração do resultado.
Calcule suas despesas. Todas as despesas que afetam o fluxo de caixa devem ser contabilizadas. Isso inclui impostos, salários de funcionários e seguro.
Determine seu saldo líquido. O saldo líquido é obtido se você subtrair as despesas da receita líquida. Você deve ter um saldo líquido positivo para operar o negócio. Caso contrário, você precisará fazer ajustes financeiros ou fazer empréstimos.
Lembre-se de que fazer uma demonstração financeira é um procedimento longo e meticuloso. Você tem que olhar os menores detalhes para fazer um documento preciso. Se esta é a primeira vez que você está fazendo isso, peça a ajuda de um especialista.