Um cheque bancário visado é uma forma de cheque autenticado pelo banco e pelo cliente para garantir que os fundos existentes na conta são suficientes para cobrir o cheque e se é autêntico no momento em que é emitido. Até que seja sacado ou devolvido pelo beneficiário, o cheque fica algum tempo na conta interna do banco. Por isso, a liquidez e a certeza de pagamento de um cheque visado são consideradas equivalentes a dinheiro. Isso explica por que muitos cheques bancários falsificados estão se espalhando por toda parte hoje. É por isso que é importante que você diferencie um cheque bancário autêntico de um falso. Aprenda as etapas básicas para rastrear qualquer cheque bancário autêntico antes de aceitá-lo.
Conheça o banco. Antes de aceitar um cheque certificado, entre em contato com o banco que emitiu o cheque e investigue de forma construtiva. Peça a alguém do banco que possa ajudá-lo em suas negociações. Obtenha a confiança do banco para suavizar tudo e rastrear um cheque bancário autêntico. Forneça imediatamente ao banco o nome do titular da conta e todas as informações do cheque para verificar a emissão do cheque.
Valide os fundos. Se todas as informações fornecidas estiverem corretas, agora você pode verificar os fundos. Saiba se o saldo do titular da conta é adequado para o cheque. Normalmente, o banco não apenas fornece informações sobre o saldo, mas pode confirmar se o cheque é autêntico.
Valide a verificação duas vezes. Não se contente com uma validação única com o banco. Isso lhe dará 100% de validade, independentemente de ser validado com precisão ou não.
Compreenda as condições do cheque. Examine muito bem a impressão do cheque. Leia e entenda todos os requisitos do banco. Como, por exemplo, os documentos, papéis ou RG para descontar o cheque, ou o número máximo de dias para que ele seja sacado antes de ser perdido. Certifique-se de que compreende muito bem todas as condições para poder levantar o cheque. Não hesite em pedir esclarecimentos ou confirmação ao banco.
Examine a assinatura do cheque. Este é o último, mas este é o passo mais importante para rastrear um cheque de banco certificado, então você precisa fazer isso com cautela. Verifique cuidadosamente a assinatura do titular da conta, pois isso o protegerá de qualquer esquema possível. Pegue a carteira de motorista do titular da conta, veja a assinatura e compare a assinatura com um cheque bancário autêntico. Assim que for igual, você não terá problemas em ser vítima de um cheque de fraude. Isso significa que seu cheque bancário certificado é realmente certificado, então você não precisa se preocupar em recebê-lo o mais rápido possível.
Como uma repescagem, existem 5 passos que você pode considerar em traçar um cheque visado. E estes são - conhecer o banco, validar os fundos, validar duplamente o cheque, compreender as condições do cheque e examinar a assinatura no cheque. Com essas 5 etapas, você certamente se protegerá contra cheques bancários certificados fraudulentos.