Com o advento da tecnologia moderna, a auditoria interna de empreendimentos comerciais tornou-se mais fácil e menos cara. Em vez de contratar muitas pessoas para atuarem como força de trabalho na gestão adequada de um negócio, os gestores competentes agora optam pelo uso de máquinas eletrônicas. Não há dúvida de que essas máquinas eletrônicas funcionam com mais precisão e consomem menos tempo. Eles também custam menos e exigem menos papelada. Mesmo se os dispositivos eletrônicos são considerados potencialmente, de longe, o útil mais ferramenta de gestão que podem lidar com dados quantificáveis com velocidade, precisão e exatidão, não podemos remover o fato de que a intervenção humana ainda é necessária em muitos casos.
Caixas registradoras
É comum em muitos estabelecimentos comerciais ver caixas registradoras para rastrear as vendas e manter um diário das transações diárias. A máquina funciona como um mecanismo de controle interno, para evitar falsas declarações de vendas e furtos. Isso também é obrigatório por lei para que a tributação adequada possa ser aplicada. Uma caixa registradora é um dispositivo eletrônico que registra vendas e imprime recibos. Uma gaveta está anexada a ele para guarda de dinheiro. Existem também caixas registradoras que mantêm registros de saldos de estoque, então você não precisa contar manualmente o que resta em sua loja ou área de armazenamento.
Existem dois tipos comuns de máquina registradora: a eletrônica e a mecânica. Uma caixa registradora eletrônica faz a varredura, exibe na tela o preço atual, calcula e gera recibos. O item é então automaticamente removido do estoque da loja. A caixa registradora mecânica não está conectada ao registro de estoque da loja.
Decida que tipo de caixa registradora é compatível com o seu tipo de negócio. Embora a maioria das empresas prefira um registro automatizado, nem todo mundo precisa dele. Por exemplo, algumas empresas podem não ter um estoque tão grande, como uma floricultura ou banca de revistas. Leve em consideração uma caixa registradora com bateria reserva em caso de falta de energia, o uso de papel térmico para duplicar os recibos e a opção de senha para que o pessoal autorizado seja o único a ter acesso ao aparelho.
Procure a ajuda de distribuidores certificados de caixas registradoras. Por se tratar de um dispositivo eletrônico com funções complexas, solicite ao distribuidor trabalhos tutoriais sobre o correto funcionamento.
Ligue a máquina e verifique se todos os periféricos estão presentes. A gaveta deve estar funcionando corretamente. A fita térmica ou impressa também é importante. A fita é um comprovante de venda dado a um cliente e fornece também um registro de sua venda.
Verifique a gaveta da caixa registradora. Normalmente, a gaveta é usada para o armazenamento adequado de dinheiro e duplicatas de recibos. Isso deve ser bloqueado até que uma transação seja feita.
Atenda prontamente a um cliente e escaneie os itens que ele pretende comprar. Um código de produto universal (UPC) é um código de barras impresso em cada item. Isso o ajudará a rastrear facilmente o preço e a deduzir o item do estoque da loja.
Toque no botão total para exibir o total correto dos itens lidos. Assim que todos os itens forem lidos, informe educadamente ao cliente o valor que ele deve pagar. Algumas caixas registradoras exibem essas informações prontamente vistas pelo cliente para fins de transparência.
Insira a quantia em dinheiro que é entregue a você pelo cliente. A máquina, então, calcula a quantidade de mudança que é devida ao cliente.
Se você armazena cartões de crédito de honra, deve selecioná-lo como o modo de pagamento. Normalmente, uma máquina é conectada à caixa registradora, de modo que o valor a ser pago seja automaticamente comunicado ao emissor do cartão de crédito assim que o cartão for passado. Um recibo devidamente assinado contendo os detalhes da compra servirá como prova da compra.
Entregue o recibo da compra ao cliente. Esta é uma prova de que a compra foi bem-sucedida.
A caixa registradora é realmente uma ferramenta eficaz para garantir a boa gestão de um negócio. Também auxilia na tomada de decisão adequada na compra dos produtos em estoque. Por meio dele, os proprietários e gerentes das lojas podem controlar o estoque e evitar roubos.