Os investidores e outros membros do setor financeiro vivem e respiram os gráficos financeiros. Eles podem ser formas concisas de analisar e interpretar os dados de uma forma totalmente visual. No entanto, para quem não é um especialista, esses gráficos podem parecer uma série confusa de linhas irregulares.
Na verdade, é muito fácil ler um gráfico de finanças, uma vez que você compreenda as informações necessárias para produzi-lo.
Representar graficamente
Primeiro, você precisa entender que um gráfico financeiro geralmente mede uma única métrica ao longo de um período de tempo. Nem sempre é o caso, mas é verdade na maioria das vezes. Para representar graficamente esses dados, precisamos criar uma grade que nos permite traçar onde nossa métrica está em um determinado momento.
A grade é simplesmente dividida em duas áreas. Existe a área vertical e a área horizontal. Cada um deles é chamado de eixo do gráfico financeiro.
O eixo horizontal (da esquerda para a direita) geralmente representa o tempo durante o qual a métrica será medida no gráfico. Colocar as coisas mais perto do lado esquerdo do gráfico financeiro significará que aconteceu antes do que as coisas colocadas no lado direito do gráfico.
O eixo vertical (de baixo para cima) representa o valor da métrica que iremos medir no gráfico. Os pontos colocados perto da parte inferior do gráfico financeiro representam números mais baixos do que aqueles colocados mais perto do topo.
Gráficos financeiros
Todos os gráficos financeiros vêm com as chamadas chaves, como uma chave de mapa, que indicam o que cada um dos eixos representa. Para um gráfico de valores de ações, por exemplo, eles podem mostrar meses do ano horizontalmente e o valor em dólares verticalmente. A chave também indicará a escala dos valores usados no gráfico. Cada polegada horizontal pode representar um mês, um ano ou dez anos. É muito importante saber a escala de medida usada ao ler um gráfico financeiro.
Os dados podem ser representados graficamente em um gráfico financeiro de muitas maneiras diferentes, mas na verdade todas mostram a mesma coisa. Se sabemos que em março uma ação valia 7,50€, podemos traçar uma linha imaginária a partir do local onde março está localizado no gráfico financeiro no eixo horizontal e esticá-la até cruzar uma linha imaginária traçada a partir de o eixo vertical que representa 7,50€ O ponto em que estas duas linhas se encontram no gráfico financeiro irá criar um ponto.
Os pontos podem ser representados como pontos simples, pontos conectados que criarão as linhas em zigue-zague familiares, freqüentemente vistas na maioria dos gráficos financeiros, ou até mesmo como barras sólidas ascendentes representando cada mês.
No entanto, os dados no gráfico financeiro são representados, é importante lembrar que na verdade é apenas um índice na grade criada pelos dois eixos. Siga o ponto para baixo para encontrar a data desejada e siga-o para a direita ou para a esquerda para descobrir o valor naquele momento. É assim que você lê um gráfico financeiro simples.