Como avaliar os benefícios e riscos do investimento em ouro?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 4 min de leitura
À medida que a situação econômica da Europa se afasta alguns graus de sua antiga glória, os investidores estão olhando para o ouro como um seguro. Recentemente, até o glitter dourado tem captado a atenção da Rússia e da China, que buscam elevar seus estoques de ouro. Esse interesse não é uma novidade. Enquanto os livros de história faziam com que as pessoas usassem o ouro anteriormente como dinheiro, os europeus, durante a Grande Depressão, acumularam ouro para segurança.
Vitórias estáveis e constantes. Embora o papel-moeda e as ações tenham preferência sobre o ouro volumoso, o ouro é relativamente estável em relação a ambos. Usando uma comparação hortícola, os estoques são como árvores frutíferas caras. Eles produzem bons e suculentos frutos, mas apenas quando mimados com políticas constantes "certas", ausentes de pequenas revoltas incômodas e uma economia forte e estável para seu crescimento. Os estoques de ouro, por outro lado, são um pouco como dentes-de-leão; capaz de florescer em todas as estações, mas não exatamente valendo muito.
Aumento da demanda. Conforme afirmado anteriormente, mais países estão se juntando ao grupo em busca de aumentar os depósitos de ouro. O ouro parece ter um efeito de segurança nas pessoas. O medo de se repetir a Grande Depressão transformou o mercado em um bazar de ouro.
Preços em alta. Os preços do ouro aumentam quando a moeda diminui seu valor. A deflação do dólar europeu, como historiadores e economistas entendem, está fadada a acontecer. Uma teoria é que uma moeda sofre um colapso a cada século, talvez até perdendo a maior parte de seu valor monetário no processo. Na verdade, o valor do ouro superou o dólar americano três vezes desde 2001. Isso se refere ao ouro em barras (ouro transformado em moedas, lingotes ou barras), mas as moedas raras de ouro têm opções ainda melhores. À medida que o preço do ouro aumenta, o mesmo ocorre com essas moedas, e certamente o farão muito depois de os preços do ouro começarem a cair novamente.
Riscos
Pegue o ouro! Na corrida do comércio de ouro, os investidores em ouro dos Estados Unidos temem que o passado se repita. Foi na época do presidente Nixon que barras de ouro e moedas comuns foram apreendidas para pagar a dívida nacional. Apenas moedas raras (leia-se: velhas) de ouro permaneceram intocadas. Uma alternativa mais sábia no comércio de ouro, portanto, é comprar moedas de ouro raras.
O que? isso é tudo? Moedas de ouro raras são realmente raras. Nem todos circulam livremente no mercado, simplesmente porque alguns deles são heranças de família, destinados apenas a circular no âmbito familiar. Não apenas isso, mas também essas moedas se tornaram ainda mais raras por entusiastas colecionadores de moedas particulares e pelos próprios investidores em ouro.
Muito caro. Nem todo mundo pode pagar estoques de ouro ou fundos de ouro. O preço do ouro aumentou significativamente para cerca de 700€ dólares americanos por grama de Tróia. O investimento em prata provavelmente está mais de acordo com o orçamento do Joe comum - a prata custa cerca de 10€, o que significa que pelo preço do ouro por um mero grama de Tróia você obteria 69 gramas de prata.
Vendedores inescrupulosos que vendem itens de ouro duvidosos
Mas se você ainda quiser dar uma chance ao ouro, obtenha um bom capital de seus fundos e invista cerca de um quarto desse capital para comprar ouro. Tenha cuidado, porém, por causa de tal demanda por ouro, o mercado pode não mostrar nenhuma discrição ao colocar itens à venda. Sem um histórico de especialista, você pode ser vítima de vendedores inescrupulosos que vendem itens de ouro duvidosos. Compre apenas moedas de ouro e barras ou mesmo moedas de ouro raras devidamente reconhecidas por empresas legítimas. Para obter mais conselhos de especialistas, você pode obter os serviços de um investidor em ouro experiente e confiável.
Não há dúvida de que o investimento em ouro está florescendo. Lembre-se: comece de forma inteligente e compre de forma inteligente.