É difícil não ter uma opinião sobre o capitalismo. Ou você acha que funciona ou não. No entanto, independentemente de seus sentimentos sobre o capitalismo, aqui estão alguns prós e contras a serem considerados.
Um dos maiores prós e contras, dependendo do seu ponto de vista, é a capacidade do capitalismo de recompensar aqueles que trabalham duro. Quanto mais você trabalhar, melhor será sua recompensa. Essa é uma das razões pelas quais o capitalismo funciona tão bem. Quando as pessoas participam de suas próprias recompensas, geralmente ficam mais motivadas para trabalhar duro.
Mercado puramente capitalista
O capitalismo também incentiva a competição. A competição resulta em melhores produtos a preços mais baixos. Quando as pessoas são livres para escolher em um mercado puramente capitalista, geralmente escolhem o melhor produto pelo preço. Por causa disso, as empresas trabalham muito para fazer um produto melhor e mais barato.
Um dos contras mais comuns que você ouve é que ele promove a ganância. Tanto os indivíduos quanto as empresas acabam sendo tudo sobre "mim". Infelizmente, isso realmente não explica todo o quadro. Indivíduos tendem a recompensar empresas que têm agendas morais e sociais semelhantes às suas. A melhor maneira de recompensar uma empresa é comprando seu produto. Assim, as empresas acabam com um interesse pessoal em manter seus clientes satisfeitos, tanto com os produtos que fornecem quanto com sua presença no mundo. A pegada ambiental de uma empresa e as pegadas dos direitos de seus funcionários são afetadas diretamente pelo capitalismo.
Outra trapaça freqüentemente ouvida é que ela explora os países em desenvolvimento e os menos privilegiados. No entanto, aqui novamente, a "verdade" comum pode não ser tão verdadeira. Os países em desenvolvimento não se desenvolveriam tão rapidamente sem o capitalismo. Isso não faz com que o processo funcione sempre como deveria, ou necessariamente no melhor interesse das pessoas a curto prazo. No entanto, um país não em desenvolvimento também não faz muito para melhorar a vida de seu povo. Surpreendentemente, à medida que os países estão se desenvolvendo e mais empresas se interessam por sua força de trabalho, a competição natural faz com que os ganhos aumentem. As pessoas geralmente querem trabalhar para uma empresa que as trata melhor e as paga melhor. Como o capitalismo pode progredir ao longo de seu curso natural dentro de um país em desenvolvimento, os salários e as condições de vida melhoram dramaticamente com o tempo.
O governo assume o controle
As pessoas freqüentemente apontam para uma grande recessão em uma economia capitalista como a Europa como um exemplo de por que o capitalismo não funciona. O que eles não percebem é que normalmente o capitalismo falha quando o governo de um país assume o controle das empresas durante o fluxo e refluxo normal da economia. As empresas nem sempre crescem. Às vezes eles recuam um pouco. As quedas indicam áreas que podem ser melhoradas. No entanto, à medida que os governos intervêm para ajudar a "regular" um mercado autorregulado, eles alteram a dinâmica normal. Então, a crise econômica resultante é usada para "provar" que o capitalismo não funciona.
Uma economia verdadeiramente livre geralmente funciona melhor. As empresas e as pessoas são livres para enriquecer suas vidas como bem entenderem. Eles são livres para fazer suas próprias escolhas. Eles são livres para buscar as coisas que os tornam mais felizes e aproveitar a vida à sua maneira. As empresas buscarão melhorar seus produtos E o modo de vida de sua empresa para reter os melhores funcionários e garantir que as pessoas continuem a comprar deles. Uma empresa capitalista recompensa o empreendedorismo, que por sua vez espalha recompensas ao longo da linha, proporcionando novos empregos.