Sobreviver a um mercado em baixa é uma habilidade muito procurada pelos investidores; para aprender métodos de ajuste eficazes, você pode matricular-se em algumas aulas de finanças. Um mercado em baixa é o período em que os preços das ações diminuem e muitas pessoas perdem grande parte de sua riqueza. O oposto de um mercado em alta, um mercado em baixa vê muitos indivíduos vendendo com perdas substanciais, enquanto entram em pânico de que o mercado nunca se recuperará. Tem havido muitos mercados em alta e baixa nos últimos 100 anos, então a última coisa que um investidor deve fazer é entrar em pânico e parar completamente de investir. O artigo a seguir lhe dará dicas sobre como se ajustar em um mercado em baixa.
Investimentos atuais realizados
A primeira coisa que precisa ser considerada em qualquer situação de mercado, seja alta, baixa ou estagnada, é que tipo de investidor você é. Você quer assumir um risco considerável? Você tem 40 anos até a aposentadoria para sofrer algumas perdas, ou precisa ser relativamente conservador porque a aposentadoria está em menos de uma década? Além disso, como está o desempenho de seus investimentos atuais, e você acha que esses investimentos terão um desempenho pior do que a média no próximo mercado de baixa?
Se você tem muito tempo até a aposentadoria, seja porque é jovem ou porque perdeu uma parte substancial de sua riqueza na carteira baixista anterior, a melhor opção é ficar parado. Não venda seu portfólio e faça um grande golpe em riqueza. Afinal, você não pode perder dinheiro em um investimento antes de vender. Com o tempo, o mercado de ações renderá pelo menos um retorno anual de 7%, então os mercados em alta provavelmente compensarão os mercados em baixa.
Se você não tem muito tempo até a aposentadoria e sente, e é avisado, que o mercado baixista continuará por um bom tempo, pode ser necessário considerar outras opções. Se você pode se aposentar com sua riqueza atual ou com o que pode acumular em poupança, pode ser inteligente retirar uma parte de sua riqueza do mercado de ações e investir em títulos, fundos do mercado monetário e outros títulos de baixo risco.
Fortune investindo pesadamente
Outro passo sensato a tomar é considerar o que causou o mercado de baixa atual, quais setores estão sofrendo mais e quais setores no futuro poderiam se beneficiar do mercado de baixa atual. O ouro, por exemplo, aumentou substancialmente desde o início do mercado baixista de 2008/2009. Muitos dos investidores mais ricos e experientes das nações fizeram fortuna investindo pesadamente nas indústrias certas durante os mercados em baixa.
O último passo é ficar atento aos descontos. Durante o bear market de 2004009, quase todas as ações de bancos caíram significativamente porque alguns haviam falido. Na realidade, essas ações bancárias valiam muito mais do que o preço baixo de suas ações e, quando as coisas se acomodaram, os preços das ações dispararam consideravelmente. Sempre há negócios em um mercado baixista. Aulas de finanças online podem ajudá-lo a aprender como identificar e aproveitar essas ofertas.