Aconteça o que acontecer, sua família ainda é sua família. Você nasceu em um e não teve escolha - sua família é sua família e é seu papel garantir que isso funcione para você e para todos os outros. Embora possa haver algum conflito de vez em quando, as famílias geralmente se unem, superam e dão uma ajuda mútua durante situações difíceis.
Se você estiver em apuros financeiros, sua família pode ser a primeira a oferecer ajuda. Às vezes, é tudo uma questão de saber como pedir e fazer com que eles se sintam seguros de que o dinheiro que eles dão a você vai para algo realmente produtivo.
1. A primeira coisa que torna fácil pedir dinheiro emprestado à família é torná-los parte de sua vida, mesmo antes de surgir a necessidade de dinheiro. Aparecendo do nada porque você precisa pagar o aluguel ou as contas podem ser um tanto desagradáveis para muitas pessoas. Não se orgulhe de manter suas lutas em segredo. Se você simplesmente se abrir, ficará surpreso ao ver como sua família está disposta a estender uma mão amiga.
Grande projeto de construção
2. Seja sensível às diferentes situações e circunstâncias que envolvem a situação financeira de cada membro da família. Seria muito difícil pedir dinheiro emprestado a alguém que está lutando contra uma doença crônica ou que está atualmente fazendo um grande projeto de construção, como uma casa ou um novo estabelecimento comercial. Eles podem ajudá-lo, mas você pode acabar sobrecarregando-os.
3. Discuta os termos do dinheiro emprestado em uma reunião formal. Provavelmente não haveria necessidade de assinar um contrato, mas os termos teriam que ser esclarecidos. Esteja preparado para responder a perguntas como:
Quanto dinheiro você deseja pedir emprestado?
Onde você usará o dinheiro emprestado?
Você tem um emprego? Como você pode pagar suas dívidas?
Qual seria sua estratégia de pagamento e posso esperar um interesse?
Conversas envolvem dinheiro
4. A conversa provavelmente não será tão formal quanto uma reunião de negócios, mas quando as conversas envolvem dinheiro, as pessoas geralmente colocam o modo sério em alta velocidade. Não é assunto para rir. Eles podem ser mais propensos a dar-lhe alguma folga, já que você é da família, mas eles geralmente gostariam de ser pagos de volta.
5. Honre sua obrigação e não pense apenas que pode atrasar seus pagamentos só porque está pedindo dinheiro emprestado de parentes. Se você não ganhar a confiança deles, provavelmente não terá outra chance na próxima vez. Você sabe como as notícias em torno da família se espalham. Se você rescindir e deixar de cumprir um acordo, será altamente duvidoso que outros membros da família tenham tanta confiança no futuro.
Sua família é um grupo de pessoas em quem você pode se apoiar. Se você puder ser honesto que o dinheiro deles será algo potencialmente produtivo, você pode ganhar a confiança deles. Seja claro com suas intenções e seja fiel à sua promessa de retribuí-las.