Usando máquinas de costura: dicas e técnicas para aprender a costurar
David Vale
• 6 min de leitura
Aprender a usar uma máquina de costura pode parecer assustador, mas o segredo é dividi-la em etapas pequenas e fáceis e aprender técnicas básicas. Essas instruções podem variar um pouco, dependendo da sua máquina, então se você tiver alguma dúvida que não tenha sido respondida aqui, verifique o manual da sua máquina de costura. Se você não tiver o manual, acesse o site do fabricante para solicitar um. As dicas de costura do manual valem o esforço. O site da Sew europa também possui uma grande seleção de manuais de instrução.
O primeiro passo para aprender a costurar e usar sua máquina corretamente é entender como ela funciona. A maioria das máquinas forma pontos entrelaçados, com um carretel de linha principal formando a parte superior dos pontos e uma bobina formando a parte inferior dos pontos. A agulha, que tem um olho na ponta afiada, em vez da ponta romba como uma agulha de costura à mão, empurra a linha principal através do tecido, onde é presa pela linha da bobina.
O próximo passo para aprender a usar sua máquina de costura é entender suas partes. Embora cada um seja ligeiramente diferente, a maioria deles terá os seguintes recursos:
Pinos de carretel. São postes curtos na parte superior da máquina, geralmente perto da borda direita. Eles seguram o carretel de linha principal. Haverá pelo menos um, mas possivelmente dois, para segurar um carretel de linha sobressalente.
Guia de linha. Este é um pequeno slot próximo ao topo da máquina no lado esquerdo. Tal como o nome sugere, o fio principal passa por esta ranhura depois de sair do carretel.
Regulador de tensão. À esquerda da guia da linha, você verá o regulador de tensão. Para formar pontos planos e uniformes, a tensão entre a linha principal e a linha da bobina deve ser igual. Se sua tensão for muito forte, seus pontos ficarão franzidos. Se estiver muito solto, os pontos ficarão fracos e não manterão os pedaços do tecido juntos.
Alavanca de levantamento. Quando a máquina estiver voltada para você, você verá uma fenda longa e vertical descendo na frente da máquina com uma alavanca para fora. Esta é a alavanca de levantamento, através da qual a linha de cima passa em seu caminho para a agulha.
Braçadeira de agulha. Logo abaixo da alavanca estica-se uma pequena presilha, que mantém a agulha no lugar.
Calcador. Abaixo da agulha está o calcador. Você pode abaixar o calcador para segurar o tecido no lugar enquanto ele passa pela máquina.
Enrolador de bobina. Ao lado dos pinos do carretel, você verá outra postagem curta. É aqui que você colocará a bobina ao enrolar a linha nela. Uma bobina é um carretel de apenas 2,5 cm de altura, geralmente feito de metal prateado.
Placa de garganta. Esta é uma placa de prata que cobre a área sob o calcador. Possui uma área aberta no centro, pela qual a agulha passa para pegar a linha da bobina. Existem vários tipos diferentes de placas de garganta, dependendo do tipo de ponto que você usa mais.
Capa de bobina. A parte frontal da área sob a placa da garganta se abrirá, permitindo o acesso à bobina, que fica dentro dela.
Volante. Esta é uma roda ou manivela encontrada na extremidade direita da máquina. Ele permite que você levante e abaixe a agulha manualmente, para que possa posicioná-la corretamente ao iniciar um ponto.
Controle de pé. O pedal de controle é o que você usará para ligar e desligar a máquina. Para começar a costurar, pressione o pedal de controle. Para parar, libere a pressão no pedal de controle.
Outras características. Sua máquina também terá maneiras de selecionar o comprimento e a largura do ponto e o tipo de ponto. Dependendo da máquina, podem ser alavancas manuais ou acessadas por meio de uma tela computadorizada.
Agora que você está familiarizado com sua máquina, é hora de usá-la! É melhor começar com alguns retalhos de tecido de tamanho médio para praticar seus pontos antes de tentar um projeto real. Passe o tecido para que não amasse. Isso ajuda a evitar que ele prenda na agulha.
Siga as instruções do manual de instruções para passar a linha na máquina de costura.
Agora, você está pronto para realmente aprender a costurar? Coloque duas sobras de tecido uma em cima da outra, com os lados direitos juntos e as bordas alinhadas. Se você estivesse fazendo um projeto real, você gostaria de ter certeza de que as ourelas (as bordas curtas) dos tecidos estavam correndo na mesma direção. Isso garante que seu projeto terá a mesma quantidade de "doação" de uma seção para outra.
Use o volante para levantar a agulha, posicione o tecido bem na frente da agulha e, em seguida, use o volante para abaixar a agulha até que quase toque o tecido.
Abaixe o calcador para manter os retalhos de tecido no lugar.
Pressione o pedal de controle. A agulha em sua máquina começará a se mover para cima e para baixo. Coloque uma mão em cada lado dos retalhos de tecido para ajudar a guiá-los sob a agulha. Para a maioria dos projetos, você vai querer usar uma costura de 0,25". A distância da agulha até a borda do calcador é exatamente 0,25", então tente manter suas sobras alinhadas com a borda do calcador.
Costure um pouco além da borda de suas sobras e, em seguida, libere a pressão no pedal de controle. Isso evita que os pontos se desfiem com a mesma facilidade.
Se a sua máquina não formar pontos entrelaçados quando o pedal de controle for pressionado, ela está enfiada incorretamente. Usando o manual de instruções, verifique se a linha está seguindo exatamente o caminho correto e se a bobina está girando na direção certa.
Se sua máquina dá pontos, mas eles se amontoam sob a placa de costura, sua tensão superior está muito alta. Ajuste a tensão e tente novamente.
Projeto de costura real
Quando você se sentir confortável com sua máquina e puder manter uma costura de 0,25", experimente um projeto de costura real. Pequenos projetos com cantos quadrados fáceis e costuras retas são os melhores para um iniciante, como travesseiros ou fronhas.
Aprender a usar uma máquina de costura nunca foi tão fácil. Com um pouco de prática, você será capaz de fazer qualquer coisa que seu coração desejar!
Ferramentas necessárias:
Máquina de costura
Fio de algodão revestido de poliéster
Retalhos de tecido
Dicas rápidas:
Se o seu tecido parece ficar preso na agulha com frequência, pode ser necessário substituí-la.