Como aprender como os vinhos Château são feitos?

Quase todos os vinhos do castelo são vinhos misturados
Quase todos os vinhos do castelo são vinhos misturados, como os produzidos no Château Latour, Château Belair e Château Belvedere.

Os vinhos Château são quaisquer vinhos produzidos em vinhedos grandiosos e monitorados de perto. Esses vinhedos estão localizados em residências semelhantes a castelos e são atendidos por grupos especiais de vinicultores e suas equipes. A maioria dos vinhos populares do castelo é originária da região de Bordeaux, na França. A referida região pode produzir centenas de garrafas de vinhos todos os dias. Inclui uma grande variedade de vinhos, desde o clássico vinho de mesa até às luxuosas garrafas de vinhos conhecidas mundialmente.

Château Margaux e Château La Roche
Isso é estritamente seguido no Château Pétrus, Château Mouton Rothschild, Château Margaux e Château La Roche.

Alguns de nós gostariam de saber como surgiram estes vinhos extraordinários. Aqui está como eles são feitos.

  • Seleção de uvas e videiras. Quase todos os vinhos do castelo são vinhos misturados, como os produzidos no Château Latour, Château Belair e Château Belvedere. A sua confecção começa sempre com o desengace cuidadoso, a escolha e a poda das uvas ou vinhas. Isso é para garantir que haja um volume adequado para iniciar o processo inicial. Posteriormente, os sucos de uva ou mosto, são extraídos com cuidado, evitando que as sementes fiquem amassadas. Isso ajuda a eliminar os taninos, que são substâncias químicas amargas que às vezes tornam os vinhos difíceis de beber.
  • Prensagem e Fermentação do Vinho. Os produtores de vinho Château usam cubas e concentradores de aço inoxidável ou madeira. As cubas são grandes recipientes, como banheiras ou tanques, usados para armazenar ou reter líquidos. São altamente recomendados, pois auxiliam no controle da temperatura, componente muito importante em qualquer processo de vinificação. Isso é estritamente seguido no Château Pétrus, Château Mouton Rothschild, Château Margaux e Château La Roche. Eles são grandes produtores de vinhos tintos e claretes clássicos de Bordeaux. Já os concentradores contribuem muito para separar a água do mosto, fazendo vinho mais condensado em seus estágios iniciais. Isso preserva e mantém os sabores naturais das uvas extraídas e também ajuda a acelerar o processo para dar lugar à fermentação. Os vinhos Château costumam ser submetidos a envelhecimento em barris para fermentação. Seis meses são basicamente necessários para vinhos normais, mas para um vinho Château, é envelhecido em barris por 18-20 meses. O fermento é adicionado ao mosto. Ele interage com os açúcares para produzir etanol. Lascas de carvalho são opcionais para realçar o sabor. As garrafas de vinho são então colocadas horizontalmente em molduras de madeira ou metal para retirá-las das borras, que são a substância e as partículas deixadas no fundo.
  • Classificação de vinhos. Depois de o vinho ter envelhecido dentro do tempo certo, inicia-se a classificação. O primeiro lote é classificado como Château grand vin. O vinho que sobrou da primeira mistura é liberado como segundo vinho do castelo ou, em alguns casos, até mesmo como terceiro vinho do castelo. Os vinhos Château engarrafados de St. Emilion e de alguns domaines são os mais reconhecidos, pois vêm sempre da primeira mistura.

Especialistas em vinho recomendam comprar barris

Vinhos ainda na fase de fermentação podem ser adquiridos. Às vezes, os pedidos são feitos com antecedência para alguns dos melhores vinhos do castelo. Isto é o que os produtores de vinho chamar como a venda en primeur. Isso dá aos clientes em potencial a chance de investir em um determinado vinho antes de ser engarrafado. Alguns especialistas em vinho recomendam a compra de barris de vinho fermentado, pois os preços são mais acessíveis do que quando fossem lançados no mercado.

Artigos relacionados
  1. Como fazer vinho Pruno?
  2. Como participar do festival da cerveja?
  3. Como fazer gim?
  4. Como fazer uma destilaria?
  5. Como fazer espuma de cappuccino?
  6. Como encontrar copos de uísque baratos online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail