As hipotecas reversas podem ser uma forma de ajudar um indivíduo ou casal idoso a receber o dinheiro de que precisam para tornar o resto de suas vidas confortável, para financiar uma necessidade médica ou para livrá-los de um apuro financeiro. Com uma hipoteca reversa, o credor pagará a você uma quantia fixa ou pagamentos mensais e, em troca, o credor terá propriedade sobre a sua casa quando você passar ou sair de casa. Além disso, se você vender sua casa, o empréstimo deverá ser reembolsado integralmente. Uma hipoteca reversa não é uma decisão que deve ser tomada levianamente. Parece muito, mas também há muitos fatores a serem considerados. As etapas abaixo o ajudarão no processo.
Decida qual tipo de hipoteca reversa se adapta melhor a você. Você pode escolher entre uma hipoteca reversa de propósito único, que é concedida pelo governo e empresas sem fins lucrativos, uma hipoteca de conversão de patrimônio líquido, que permite que sua hipoteca seja segurada pelo HUD, e uma hipoteca reversa proprietária, que é um empréstimo totalmente privado.
Certifique-se de atender aos requisitos mínimos para o tipo de hipoteca reversa que você escolher. Isso geralmente inclui ter 62 anos ou mais, possuir sua própria casa (que pode ou não ter o pagamento da hipoteca restante) e usar a casa como sua residência principal. Alguns programas podem ter seus próprios requisitos, como diretrizes de renda.
Determine o que você pode obter de sua casa e se é o suficiente para atender às suas necessidades.
Determine como você receberá seus fundos. Você pode escolher entre o pagamento de uma quantia total, uma linha de crédito (que pode ser acessada quando precisar), um pagamento mensal (que será um valor definido pago na mesma hora todos os meses) ou pode combinar vários métodos se você precisa de flexibilidade. Cada uma dessas opções terá suas próprias vantagens ou desvantagens, dependendo da sua situação.
Converse com alguém que conhece suas opções e pode ajudá-lo a decidir o que é melhor para você, como um conselheiro de HUD ou AARP. Isso lhe dará a chance de fazer perguntas e esclarecer quaisquer mal-entendidos sobre hipotecas reversas.
Escolha o seu credor. Certifique-se de fazer um acordo com um credor respeitável e de que ele seja membro da National Reverse Mortgage Lenders Association (NRMLA). Isso garantirá que você não será submetido a nenhuma tática enganosa, pois os membros do NRMLA devem obedecer a um código de ética.
Assim como uma hipoteca normal, antes que o negócio seja finalizado, ele precisará passar por processamento, subscrição e fechamento. Você poderá receber seus fundos ou iniciar seus pagamentos mensais assim que esses três processos finais forem concluídos.
Siga todas essas etapas para garantir que você não seja aproveitado por meio de taxas excessivamente altas ou diretrizes incomuns ocultas no contrato. Se você está procurando um empréstimo privado, pode ser aconselhável que um parente venha com você para dar uma segunda olhada em tudo ou contratar um advogado para examinar qualquer papelada antes de você assinar.
Cuidado:
Existem certas estipulações que podem fazer com que o seu empréstimo seja devido antes do tempo, como se você deixar de pagar os impostos sobre a propriedade. Certifique-se de saber o que é exigido de você para manter o seu empréstimo em dia.
Se o seu credor tentar lhe vender algo adicional em conjunto com a hipoteca reversa, isso é um mau sinal. Você pode querer considerar um novo credor antes que o negócio seja finalizado.
Dicas rápidas:
Se mudar de ideia, você tem até três dias úteis para cancelar após assinar os documentos finais. Neste ponto, cancelar o negócio não custará nada.
Se você tem uma renda relativamente baixa, pode primeiro considerar um empréstimo de propósito único.
Se a sua casa tem um valor de mercado elevado (299000€-373000€ +), uma hipoteca reversa proprietária pode ser a sua melhor opção.