Seja para negócios, organizações ou outros tipos de programas e atividades, as finanças são um problema que deve ser enfrentado. Manter o controle do dinheiro pode ser difícil, por isso você deve começar fazendo um orçamento para o programa. O orçamento do programa manterá sua atividade, programa ou organização em boa forma, financeiramente falando. Veja como.
Formato. Existem vários aplicativos que você pode usar para criar o orçamento do programa. Embora um processador de texto mais simples como o Open Office possa ser usado, tente usar aplicativos de planilha, pois é mais fácil fazer cálculos usando planilhas como o Microsoft Excel. Esses programas vêm com fórmulas para ajudar a adicionar itens facilmente ou executar equações matemáticas com os números nas células. Você precisará fazer uma coluna para as várias etapas do seu programa. Por exemplo, nas etapas de planejamento e pesquisa, adicione uma coluna. Adicione outra coluna para o estágio de fabricação, o estágio de operação e outras partes do programa.
Receitas e despesas. Em seguida, você precisará avaliar se as colunas que você criou aumentam a receita ou as despesas do programa. Por exemplo, se você usou produtos na fase de fabricação, a coluna será classificada como uma despesa. Se você tem um estágio de apresentação em que exibe seus produtos em uma feira, isso pode ser considerado uma coluna de receita, especialmente se você conseguiu vender alguns itens na feira. Faça isso para todas as colunas. Lembre-se, entretanto, de que a maioria das colunas terá um pouco de despesa e um pouco de receita. Obtenha o total e se o valor for negativo, significa que a coluna é uma despesa.
Lista de projeções. Antes mesmo de realizar o programa, você precisará criar um orçamento aproximado para cada coluna. Na fase de planejamento e pesquisa, por exemplo, tente avaliar quanto você vai gastar. Na fase de fabricação, obtenha orçamentos para os materiais que precisam ser adquiridos. Faça sua pesquisa antes de anexar etiquetas de preços às colunas, para que o orçamento real do programa seja o mais preciso possível, ao mesmo tempo tendo em mente que haverá algumas pequenas variações até mesmo em algumas das melhores listas de despesas e receitas projetadas.
Subtrair. Para obter a receita total projetada, você precisará obter a soma total de todas as colunas de despesas e subtraí-las da soma total de todas as colunas de receita. O resultado deve ser positivo, o que significa que você obteve alguma receita. Caso contrário, você precisará simplificar o orçamento do programa para que possa trabalhar com a receita que está disponível para você.
Lembre-se de que você precisa verificar o orçamento do programa regularmente para ver se suas despesas e receitas ainda estão de acordo com o orçamento projetado. Caso contrário, você precisará fazer os ajustes necessários para garantir que seus fundos não acabem antes que o programa ou projeto em que está trabalhando seja concluído.