Se você está procurando um artigo tamanho único aqui, você estará redondamente enganado. Uma carteira forte depende em grande parte do investidor individual. Alguém que é mais velho e muito avesso ao risco consideraria um portfólio forte completamente diferente de alguém que é muito agressivo e muito tolerante ao risco. Isso torna algum deles errado? Não. Apenas diferente. Portanto, antes de tentar descobrir como construir um portfólio forte, você precisa descobrir o quão tolerante ao risco você é.
Forte carteira de ações
No entanto, existem algumas coisas que são bastante genéricas e podem ajudar a construir uma carteira de ações forte. Uma das maiores chaves é a diversificação. A maioria de nós se lembra do velho ditado - "Não coloque todos os ovos na mesma cesta." Gastar todo o seu investimento para comprar uma ação ou um número muito limitado de ações é extremamente arriscado. Você pode ocasionalmente acertar o jackpot e ganhar muito dinheiro. No entanto, é muito mais provável que você perca muito dinheiro apostando em apenas uma coisa. A melhor opção é escolher uma variedade de ações. Dessa forma, se um ou dois afundarem, você não arriscou todo o seu investimento. Outros devem subir o suficiente para mais do que compensar os que caem.
A segunda grande chave é separar suas decisões de compra e venda de suas emoções. Isso é MUITO mais difícil do que parece. Quando todo mundo está falando sobre como uma ação é boa, você não quer ficar de fora. Muitas vezes, porém, você já perdeu a melhor parte do passeio. Compre ações porque são boas empresas - NÃO porque estão recebendo toda a atenção agora. Se você pode comprar uma boa empresa ANTES de ter boa publicidade, você acaba de vencer a multidão na venda! A venda deve ser feita nos mesmos princípios. Venda coisas quando achar que o preço das ações reflete com precisão o que a empresa vale. Não se deixe levar pela pressa. Se você estiver fazendo isso direito, provavelmente não estará comprando o fundo absoluto e vendendo o topo absoluto, mas deve estar bem perto. Faça um plano e siga-o sem deixar que suas emoções anulem seu melhor julgamento. Não se empolgue com o calor do momento!
Se você tem uma quantia limitada de dinheiro para investir, a melhor escolha geralmente é um fundo mútuo ou fundo de índice. Essas opções permitem ao investidor diversificar sem ter muito dinheiro. Alguém com fundos limitados pode, na verdade, comprar uma carteira de ações bastante sólida, comprando fundos. Você não terá muito nada. Na verdade, você pode não ter sequer uma ação completa de algumas ações. Mas tudo bem. Você tem um portfólio diversificado de ações. Basta lembrar, assim como comprar ações individuais, não deixe que suas emoções anulem seu bom senso de compra e venda. Como um fundo vai seguir as ações de que é composto, ele pode ter um trimestre ou ano de folga. Mas se for um bom fundo, não jogue fora só porque está baixo. Considere isso uma oportunidade de compra.
Novamente, lembre-se de que não existe um caminho certo para todos. Você terá que tomar algumas decisões com relação ao que se sente confortável. Diversifique dentro de sua zona de conforto e não deixe suas emoções dominarem sua cabeça e você deve estar no caminho certo.