Fraude de investimento ou fraude de ações é um termo sinônimo de fraude de títulos. É uma prática ilegal onde os investidores compram ou vendem investimentos em commodities ou mercados de ações com base em informações falsas. A prática viola as leis de valores mobiliários e, em última análise, resulta em grandes perdas para as empresas e pode afetar diretamente a economia dos Estados Unidos.
Para entender melhor por que você deve relatar fraude de investimento, você precisa saber o que é fraude de investimento. Existem muitos outros tipos de atos fraudulentos, como fraude de correio, fraude de hipoteca e fraude de seguro; mas as formas comuns de golpes de investimento que se enquadram em fraude de investimento ou fraude de títulos são as seguintes:
A fraude corporativa é a forma mais comum de fraude de investimento e envolve executivos de alto escalão, como o conhecido caso Enron.
No comércio interno, os internos corporativos negociam ações ou outros títulos da empresa. Os negociantes podem incluir diretores, funcionários importantes, executivos ou acionistas que possuem ações corporativas de mais de dez por cento. A negociação com informações privilegiadas torna-se ilegal quando a base para a negociação é a informação não divulgada ao público, mas obtida pelo insider por meio de apropriação indevida ou de informações acessíveis como parte de suas obrigações com a empresa.
A maioria dos casos relatados e tratados pelo FBI envolvem fraude contábil. Aqui, os executivos corporativos se envolveram em autonegociação e vários esquemas de contabilidade com o objetivo de enganar auditores, analistas e investidores em relação à situação financeira real de uma empresa. O preço das ações de uma empresa é inflado artificialmente para incentivar o público a investir, mas os dados financeiros apresentados nos relatórios que serviram de referência para um desempenho positivo foram manipulados. Casos como esse envolvem bilhões de dólares em perdas.
A fraude na Internet é uma fraude de investimento em que os infratores se envolvem em um esquema chamado "pump and dump". Placas da Internet, salas de bate-papo, e-mails de spam e fóruns são usados para disseminar informações falsas para "bombear" ou aumentar o valor de ações mal negociadas ou de empresas de fachada. Uma vez que os preços das ações atingem um bom nível de lucro, os criminosos imediatamente vendem ou "descartam" suas ações antes que o preço das ações volte ao seu valor baixo real. Os investidores que não sabem e que compraram as ações com seu falso valor alto incorrem em perdas uma vez que o preço cai de volta ao seu nível de preço real.
A fraude Microcap envolve a venda fraudulenta ao público de ações detidas por pequenas empresas com valor de capitalização bolsista inferior a 190 milhões de euros. A fraude Microcap geralmente usa outras formas, como esquemas de bombeamento e despejo, salas de caldeiras e golpes de Internet também.
As caldeiras usam televendas para forçar os clientes da corretora de valores a negociar, com a intenção de usar esquemas de fraude de microcap.
A fraude de fundos mútuos envolve firmas de fundos mútuos e grandes corretoras que manipulam o timing do mercado e fazem negociações tardias como um esquema de investimento.
Os abusos de venda a descoberto reduzem os preços das ações e podem ser considerados uma forma de fraude com títulos. A venda a descoberto torna-se abusiva quando as ações são vendidas sem a intenção de tomar emprestado ou sem que as ações sejam realmente emprestadas.
Outro golpe de investimento é chamado de esquema Ponzi. Essa fraude acontece quando não há lucros reais auferidos, mas uma empresa opera usando os fundos da empresa ou o dinheiro de novos investidores para pagar os retornos dos investidores anteriores. Neste esquema, novos investidores são atraídos com a garantia de retornos inacreditáveis sobre seus investimentos em um curto prazo.
Experimenta grandes perdas financeiras
Todas as formas de fraude de investimento envolvem a disseminação de informações falsas nas demonstrações financeiras e nos relatórios da Securities and Exchange Commission (SEC) arquivados por uma empresa. Existe a intenção de mentir para os auditores, manipular os valores das ações e desviar os acionistas. Esses atos fraudulentos não só causam grandes perdas financeiras aos investidores, mas também podem causar a perda de confiança dos investidores e, potencialmente, causar danos irreparáveis à economia da Europa e do mundo.
Qualquer pessoa que esteja ciente de tais fraudes de investimento é incentivada a registrar uma reclamação na SEC. Você pode consultar um advogado ou procurador antes de registrar uma reclamação. Veja como reportar à SEC:
Preencher e registrar eletronicamente uma reclamação usando os formulários online da SEC.
Envie uma dica sobre uma possível violação de uma lei de valores mobiliários, enviando um e-mail diretamente para enforcement@sec.gov.
Encaminhe para enforcamento@sec.gov, qualquer e -mail de spam recebido relacionado a um golpe de investimento.
Escreva e envie uma carta endereçada ao SEC Complaint Center localizado na 38°C Street NE, Washington, DC 20549-0213; ou envie um fax para 703-813-6965.
Certifique-se de que as seguintes informações críticas sejam incluídas para que a reclamação seja avaliada imediatamente:
Seu nome, endereços de correspondência e e-mail e números de contato.
O nome, endereços de correspondência e e-mail, números de telefone e, se houver, o endereço do site da pessoa ou empresa mencionada na reclamação.
Se a reclamação ou dica for relativa a um vendedor de valores mobiliários, inclua os detalhes de quando, por que e como seu consultor ou corretor o enganou ou fraudou.
Relatar e registrar uma reclamação sobre fraude no correio, fraude em hipotecas, fraude em seguros ou fraude em investimentos não apenas ajuda a proteger a economia do país. Ele também protege você e outros investidores de serem continuamente fraudados por corretores ou fraudadores, que são os únicos a lucrar com esses golpes de investimento.