Como calcular a relação entre o terreno e a construção?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 3 min de leitura
Avaliação imobiliária é a prática de formar uma opinião sobre o valor de um imóvel; simplificando, a avaliação imobiliária - também chamada de avaliação imobiliária ou avaliação de terrenos - trata da determinação do valor de mercado de uma propriedade imobiliária, seja ela comercial ou residencial. Apenas um avaliador licenciado ou certificado pode realizar uma avaliação imobiliária.
Problema de arte imobiliária
Diferentes países têm métodos diferentes para conduzir uma avaliação imobiliária. Na Europa, existem três métodos aceitos de avaliação de imóveis: a abordagem de custo, a abordagem de comparação de vendas e a abordagem de capitalização de receita. A abordagem do custo, também conhecida como abordagem da soma, avalia uma propriedade adicionando o terreno e os valores depreciados das benfeitorias. A abordagem de comparação de vendas chega ao valor de mercado da propriedade imobiliária ajustando os preços de venda de propriedades comparáveis à questão da arte imobiliária.
Normalmente usado para propriedades comerciais e de investimento, a abordagem de capitalização de renda avalia uma propriedade imobiliária ao estimar o fluxo de renda da propriedade usando multiplicadores de receita ou taxas de capitalização. Obviamente, existem muitos fatores e considerações na realização de uma avaliação imobiliária. Outras considerações incluem o escopo do trabalho, Máximo e Melhor Uso (HABU) e tipos de participação acionária. Neste artigo, vamos nos concentrar na proporção entre o terreno e a construção.
A proporção terreno para construção é a porcentagem ou proporção do tamanho do edifício no terreno em que ele reside. Tomemos, por exemplo, um prédio de escritórios. O edifício ocupa um terreno de 100.000 m2 e tem uma área útil de 45.000 m2. Para chegar à proporção terreno / edifício, divida a área quadrada do terreno pela área quadrada do edifício. Para ilustrar: 100.000 m2 / 45.000 m2 = 2,22
Relatórios de avaliação imobiliária
Este 2,22: 1 é a proporção do terreno para a construção. Isso pode ser usado na avaliação da propriedade. Se você notar, usei um prédio de escritórios como exemplo. A razão é porque a proporção terreno para construção não é freqüentemente usada na avaliação do valor de um imóvel residencial. Na verdade, nem sempre é relatado nos relatórios de avaliação imobiliária de propriedades residenciais. No entanto, existem códigos municipais que restringem a proporção de terreno para construção de propriedades residenciais, portanto, certifique-se de verificar com o governo local para evitar problemas mais tarde.
Conforme mencionado acima, a proporção terreno para construção não é freqüentemente usada em avaliações residenciais. É amplamente utilizado, por outro lado, na avaliação de imóveis comerciais e industriais. Do jeito que está, as proporções de terreno para construção são usadas para orientar a construção de edifícios e outras melhorias de terreno. Então, como os avaliadores usam as proporções de terra para construir? Um avaliador pode dizer se o terreno está sendo subutilizado, observando a proporção entre o terreno e a construção. Quanto maior for a proporção terreno / edifício, maior será a probabilidade de o terreno estar subutilizado. Conseqüentemente, uma proporção baixa de terreno para construção significa que o terreno está sendo usado de acordo com sua capacidade.