Um dos aspectos positivos da recente recessão nos mercados imobiliários é que agora pode muito bem ser um excelente momento para seguir o exemplo do investidor imobiliário especialista Than merrill e comprar imóveis como investimento. O investimento em imóveis pode ser feito de várias maneiras diferentes. Desde a compra de uma pequena casa unifamiliar ou mesmo de um terreno baldio até a compra de ações em um fundo de investimento imobiliário (REIT). Dependendo da sua situação e objetivos, qualquer um desses investimentos pode ou não ser adequado para você. O segredo para ter uma experiência bem-sucedida começa examinando exatamente qual é sua situação e seus objetivos.
Passo 1
Take um olhar honesto sobre sua situação particular. Você está pronto para se tornar um investidor imobiliário? Além de comprar ações em um fundo de investimento imobiliário, também conhecido como REIT, possuir um imóvel envolve risco e responsabilidade.
Agora é a hora de dar uma olhada em sua situação financeira. Você tem recursos para cuidar de uma propriedade? Um "bobismo" é que "todos os prédios estão em processo de queda e é apenas por meio de nossos esforços que eles permanecem de pé".
Se um inquilino está morando em uma propriedade que você possui e a fornalha se apaga no meio do inverno, vai custar-lhe consertá-la. Se você decidir administrar a propriedade por conta própria, será VOCÊ que receberá a ligação no meio da noite. Você está disposto e é capaz de se levantar e consertar a fornalha ou pagar a outra pessoa para sair da cama e ir consertar a fornalha? Se sua resposta for não, que você não estaria disposto a consertar sozinho nem tem alguns mil dólares (ou até mais) à disposição, talvez comprar uma propriedade de investimento não seja para você.
Isso não quer dizer que você não possa investir em imóveis, apenas que talvez deva considerar ligar para seu corretor da bolsa e comprar ações em um REIT, conforme mencionado acima. REITs são veículos de investimento que oferecem muitos dos benefícios da propriedade imobiliária sem aborrecimentos. Diferentes REITS investem em diferentes tipos de imóveis em muitos locais diferentes, tanto no exterior quanto no país. Se isso parece interessante, você precisa ligar para um planejador financeiro qualificado.
Passo 2
Portanto, você tem algumas reservas no banco e deseja ter um papel mais ativo na posse de sua propriedade do que um REIT oferece. A próxima etapa é determinar quais são seus objetivos específicos. Você está querendo construir riqueza para a aposentadoria ou está procurando gerar fluxo de caixa? Você está querendo comprar um imóvel, consertá-lo e "invertê-lo" ou está procurando uma garantia de longo prazo?
Não existe uma maneira "certa" ou "errada". Às vezes, você pode querer fazer uma combinação dos dois, dependendo das oportunidades que se apresentarem.
De qualquer forma, agora é um bom momento para pensar em encontrar um corretor de imóveis qualificado que tenha acesso ao Serviço de listagem múltipla. O "MLS" é um banco de dados cooperativo onde quase todos os membros da Associação Nacional de Corretores de Imóveis colocam suas listagens.
De modo geral, dentro de certas limitações geográficas (os MLSs são regionais por natureza), um corretor de imóveis pode acessar as informações sobre qualquer propriedade listada em um MLS do qual ele seja membro.
Uma vez que todos podemos acessar todas as listagens em uma área específica, não há necessidade de trabalhar com diferentes agentes de diferentes empresas. Um agente Remax pode mostrar a você uma propriedade listada por um agente Century 21, por exemplo.
A escolha de um corretor de imóveis é digno de um artigo completamente distinto, mas basta dizer que você provavelmente deve entrevistar vários para encontrar um com o qual se sinta confortável e que tenha a experiência e o conhecimento necessários para ajudá-lo.
Etapa 3
Depois de descobrir quais são seus objetivos, agora é a hora de considerar quais tipos de propriedades funcionarão melhor para ajudá-lo a atingir esses objetivos. Os possíveis tipos de propriedade disponíveis vão desde um pequeno terreno baldio em uma subdivisão até os tipos de arranha-céus Donald Trump!
Para a maioria das pessoas, é aconselhável começar pequeno e trabalhar até as propriedades maiores e mais caras, depois de ter tempo para se aclimatar a possuir um imóvel como um investimento.
Este é o ponto em que seria sensato falar com um credor. O tipo específico de credor dependerá do tipo de propriedade que você decidiu que deseja comprar.
Certos tipos de propriedades são preferidos por diferentes tipos de credores. Se você está pensando em comprar um edifício residencial familiar de 1 a 4 unidades, pode conversar com diversos tipos de credores. Bancos, cooperativas de crédito, poupança e empréstimos, empresas de hipotecas e corretores de hipotecas, todos originam hipotecas de 1 a 4 propriedades residenciais familiares e provavelmente podem ajudá-lo.
Em geral, bancos, cooperativas de crédito e poupança e empréstimos tendem a ser mais conservadores, muitos deles originando apenas empréstimos para suas próprias carteiras de serviços. Se este for o caso, eles geralmente exigirão pelo menos 20% do preço de compra no pagamento da propriedade. No entanto, eles podem ser mais flexíveis na utilização de ativos que você pode possuir para "fazer colaterização cruzada" desses ativos a fim de conseguir o dinheiro para os pagamentos iniciais.
As empresas de banco de hipotecas e corretores de hipotecas geralmente originam hipotecas para o mercado hipotecário secundário. As empresas de banco hipotecário geralmente mantêm o serviço sobre as hipotecas que originaram, mas vendem o empréstimo real para o mercado hipotecário secundário. Os corretores hipotecários tendem a vender tudo o que originam no mercado hipotecário secundário por meio de uma rede de diferentes tipos de credores. Embora não usem seu próprio dinheiro, eles podem ser os mais flexíveis dos diferentes tipos de credores por ter relacionamentos com todos os diferentes tipos de credores.
Se você estiver considerando um imóvel que não seja residencial de 1 a 4 famílias, um corretor de hipotecas ainda poderá ajudá-lo ou você poderá procurar um credor especializado nesse tipo específico de imóvel. Por exemplo, se você está pensando em comprar um pequeno centro comercial de strip que custe menos de 750€, 000, então é mais do que provável que acabe trabalhando em um banco local. O mesmo se aplica a terrenos baldios.
Esta é outra área onde o seu corretor de imóveis pode ajudá-lo, indicando-lhe um credor ou ajudando-o a encontrar um.
Agora que você selecionou um corretor de imóveis e um credor para ajudá-lo e determinou em que tipo de propriedade lucrativa está interessado, é hora de sair procurando. O importante a lembrar aqui é outro "Bobismo". Ou seja, "Aquele que menos se importa, sempre vence!"
O que quero dizer é que você precisa lembrar que ninguém está apontando uma arma para sua cabeça para comprar uma propriedade em particular. Sendo esse o caso, você deve estar disposto a desistir de quaisquer negociações que não sejam favoráveis a você.
Dito isso, lembre-se de que o preço é apenas uma das coisas a serem negociadas ao comprar um imóvel para investimento e pode não ser a coisa mais importante a ser negociada.
Por exemplo, se você está pensando em comprar uma propriedade que planeja manter pelos próximos 20 anos, pagar ao vendedor alguns mil dólares a mais realmente significa muito? Especialmente se o vendedor estiver disposto a se comprometer em outra questão que está sendo negociada, como quando você fecha ou aceita um vendedor que possui uma segunda escritura de fidúcia.
Agora, se você está comprando uma propriedade para lançar, o preço de compra da linha de fundo se torna mais importante.
Como você pode ver, tornar-se um investidor imobiliário pode se tornar bastante complexo rapidamente. Esse fato é outro motivo para ter muito cuidado ao selecionar um agente imobiliário e um credor para ajudá-lo. Só porque sua cunhada tem carteira de motorista, não significa que ela será a melhor agente para você! Tenha isso em mente!
Se bem feito, o investimento imobiliário é uma das melhores formas de construir riqueza em nosso país. Aproveitando o fato de que você pode alavancar imóveis com o uso de uma grande quantidade de diferentes tipos de produtos hipotecários, você pode transformar um pequeno pé-de-meia em uma enorme fortuna. Tenha cuidado, seja inteligente e você também pode se tornar um investidor imobiliário de sucesso!