Como avaliar um contrato de locação?

Se um contrato de arrendamento não tiver isso
Se um contrato de arrendamento não tiver isso, então ele não é tão vinculativo como deveria ser (para o proprietário).

Você acabou de encontrar o apartamento perfeito após semanas de pesquisa. A localização é ótima, você tem sua própria vaga de estacionamento, excelentes vistas da cidade, o locador parece bom e o preço do aluguel é aceitável. Agora, e quanto aos termos do aluguel? Quando você for assinar um contrato de locação, aqui estão os itens que você deve observar e as informações que devem estar presentes no documento de locação.

  1. Prazo de locação. Quanto tempo você planeja ficar no apartamento? Você e o proprietário devem definir as datas de início e término do aluguel. Normalmente, os aluguéis duram um ano, embora às vezes os inquilinos e proprietários concordem com um "Inquilino à vontade", o que significa que o inquilino pode escolher ficar mês a mês, normalmente com a condição de que ele / ela dê um aviso com sessenta ou noventa dias.
  2. Aluguel e impostos. Certifique-se de que está estipulado no contrato de locação que seu aluguel não pode aumentar durante o período de locação se os impostos do locador aumentarem. A quantia acordada por mês deve permanecer consistente. Saiba quando o aluguel é devido e qual, se houver, há penalidade por atraso.
  3. Fumador ou não fumador. Certifique-se de esclarecer com o proprietário a política de fumar, tanto para você quanto para seus convidados. Se for um prédio para não fumantes, o proprietário provavelmente irá incluí-lo no contrato de aluguel. Se for esse o caso, respeite seus desejos, pois você pode ser responsabilizado por danos causados pela fumaça e, potencialmente, por quaisquer problemas relacionados ao fogo que possam surgir.
  4. Animais de estimação. Se o seu novo locador disse que não há problema em você trazer o seu gato, certifique-se de incluir no contrato de aluguel. Normalmente, há um parágrafo no contrato de locação sobre animais de estimação onde isso pode ser inserido. Se não houver, certifique-se de incluí-lo em um adendo para que você esteja protegido. Normalmente, o proprietário se reserva o direito de remover o animal (e você) se o animal se tornar destrutivo para a propriedade.
  5. Reparos. O contrato de locação deve indicar o processo pelo qual os reparos são feitos no apartamento. Um nome de contato deve ser fornecido ao inquilino em caso de emergência. Normalmente, o locador é o número de contato, mas os locadores costumam ter gerentes de propriedades que lidam com os problemas que surgem durante o contrato de locação. O inquilino deve ter o cuidado de compreender as implicações de tentar consertar por conta própria, mas também deve estar ciente de que o locador que não consertar uma situação insalubre ou perigosa pode ser responsabilizado se um problema surgir.
    Se ele souber de forma conclusiva (ele fez o teste)
    Se ele souber de forma conclusiva (ele fez o teste), por lei, ele deve fornecer a você a prova.
  6. Direito do proprietário de remoção / despejo. Na maioria dos arrendamentos, haverá um parágrafo descrevendo o direito do senhorio de despejar o inquilino em caso de não pagamento do aluguel ou destruição de propriedade. Se um contrato de arrendamento não tiver isso, ele não é tão vinculativo quanto deveria ser (para o proprietário).
  7. Outras disposições. Se você e o proprietário discutiram quaisquer disposições adicionais, certifique-se de que incluam no contrato de locação. Se for proibido tocar música em alto volume após as 22h, ela provavelmente será adicionada às "cláusulas adicionais" ou "adendo" do contrato de locação. Da mesma forma, se você tiver permissão para fazer churrascos em seu deck, certifique-se de ter seu agente, ou quem está redigindo o contrato, adicione este detalhe ao contrato.
  8. Lei de chumbo. O arrendamento não é legítimo se não discutir as Leis do Locatário. O locador, por lei, deve fornecer a você um folheto informativo sobre a Lei de Chumbo do Inquilino explicando os riscos potenciais do chumbo. Existe uma folha chamada Formulário de Certificação de Inquilino, onde o locador indica se sabe se o seu apartamento contém chumbo. Por lei, tudo o que o locador deve fazer é divulgar se sabe ou não sobre o conteúdo de chumbo em seu apartamento. Se ele souber de forma conclusiva (ele fez o teste), por lei, ele deve fornecer a você a prova. O inquilino deve rubricar esta folha indicando que leu os documentos e entendeu o status (ou não status) do apartamento no que diz respeito ao chumbo. Se o contrato de aluguel não contiver essas informações, tome cuidado. É a lei.
  9. Recibo de aluguel. Peça ao agente ou locador que imprima um recibo indicando os valores que você pagou pelo apartamento. Normalmente, você paga o aluguel do primeiro e último mês na assinatura do contrato, no entanto, isso varia. Faça com que o locador assine esta parte do contrato, indicando que ele acusou o recebimento dos fundos.
  10. Assinaturas. Um contrato de arrendamento não é vinculativo até que ambas as partes assinem. Mantenha uma cópia de seus arquivos.
Artigos relacionados
  1. Como avaliar possíveis inquilinos para sua propriedade de aluguel?
  2. Como encontrar um apartamento de luxo acessível?
  3. Como saber se as empresas de gestão de propriedades valem a pena?
  4. Como encontrar aluguel de condomínio barato?
  5. Como entrevistar um potencial companheiro de quarto?
  6. Como arrendar um imóvel?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail