Ter sua propriedade suada usada por um estranho pode ser, até certo ponto, arriscado. Ter um arquivo seguro de cada fluxo de transação realizado é essencial, não apenas para sua proteção, mas também para a do locatário. Ao redigir um contrato de locação, você deve ser muito transparente. Quando dinheiro e propriedade se tornam o assunto central, há necessidade de um contrato tangível para ambas as partes. Considere as dicas abaixo sobre como redigir um contrato de locação eficaz e imparcial.
As principais informações que você deve observar são o seu nome completo e os dos inquilinos, respectivamente. Dado que um contrato de arrendamento é uma declaração formal, você deve seguir estritamente o formato projetado. Deixe a linha abaixo do seu nome em branco antes de escrever o nome do primeiro inquilino para categorizar e distinguir o senhorio do inquilino. Incluir nesta seção o endereço completo do imóvel.
Para suas próximas declarações, os detalhes do acordo básico devem ser inscritos. Abaixo estão as coisas que você precisa escrever como seus termos:
O tempo alocado para o término do contrato de arrendamento.
O valor exato que o locatário deverá desembolsar mensalmente.
O depósito.
As condições uma vez que o prazo de locação já tenha terminado.
As reformas que foram feitas antes da ocupação do imóvel pelo locatário.
A sua aprovação para cada eletrodoméstico que consome alta conta de luz.
Declare também nesta seção que o usuário será responsável por quaisquer danos à propriedade durante o aluguel.
Em seguida é o acordo para a manutenção do imóvel. Esta é uma parte muito importante do contrato de arrendamento em que os proprietários e inquilinos geralmente discordam.
Declare claramente nesta parte que o inquilino deve dar as boas-vindas a todas as suas visitas de inspeção de propriedade. Também é sua obrigação avisar o inquilino com antecedência para uma inspeção específica, fora e dentro das proximidades. Para este assunto, o inquilino não está autorizado a alterar as fechaduras sem o seu consentimento.
Dê ao locatário instruções exatas sobre como fazer a manutenção de todas as partes do imóvel, bem como os aparelhos deixados para uso temporário do locatário. É nesta parte que o inquilino deve zelar pelos devidos cuidados com o imóvel e garantir a reparação em caso de danos e mau uso.
Notifique-os de que os nomes dos inquilinos alistados são as únicas pessoas autorizadas a residir na propriedade. Faça orientações sobre a estadia dos hóspedes. No caso de animais conhecidos, especifique quais animais de estimação e quantos são permitidos.
Dê a conhecer a eles a responsabilidade de relatar quaisquer danos à propriedade ou problemas encontrados nas instalações. Dê-lhes uma ideia das consequências a enfrentar quando os inquilinos violarem as regras e regulamentos.
Para sua segurança e dos inquilinos, bem como do imóvel, você e seu cliente deverão assinar um acordo mútuo no dia da liberação do arrendamento. Peça sempre a identidade dos inquilinos e, de sua parte, mostre os registros e arquivos do imóvel a ser locado.
Operar uma propriedade com pessoas que você mal conhece pode gerar complexidades. Mas ter o conhecimento certo sobre gestão de propriedades pode tornar essa tarefa simples e sem problemas.