Quase tudo hoje em dia é comprado por meio de crédito - é por isso que dívidas e crédito instantâneo já fazem parte da vida. Deve ser um conceito fácil de trabalhar. Você compra algo a crédito e paga depois de algum tempo. Mesmo que você pague apenas na prestação, o mais importante de tudo é que você pague. Estabelecer um bom histórico de crédito é vital para que você seja considerado uma pessoa financeiramente responsável.
O primeiro passo para administrar sua dívida é a autoavaliação. Você tem medo de abrir suas contas de cartão de crédito e simplesmente colocá-las debaixo da cama ou, pior, jogá-las fora? Essa é a pior coisa a fazer se você deseja total isenção financeira de dívidas. Saiba quanto é a sua dívida. Você não pode começar a planejar sem nem mesmo começar o primeiro passo.
Hábitos de consumo
Em seguida, identifique seus hábitos de consumo. Você gasta muito? Você faz compras por impulso? Quais são os eventos que acionam sua necessidade de uma maratona de compras? Só descobrindo isso você saberá como regular seus hábitos de consumo. Em primeiro lugar, pode ser a causa de porque você está realmente nesta terrível confusão.
Aprenda como fazer um orçamento. A criação de um orçamento lhe dará uma imagem clara de quanto você ganha e quanto gasta. Isso lhe dará a oportunidade de equilibrar suas finanças apenas olhando para elas. Você saberá quais devem ser suas prioridades. Lembre-se de gastar apenas com um orçamento. Nunca gaste além de suas possibilidades.
Depois de olhar para o seu orçamento e perceber que acabou de gastar muito acima do que ganha, é hora de cortar despesas. Novamente, a habilidade de priorizar é vital nesta etapa. Perceba suas necessidades e desejos. Priorize as necessidades e esqueça os desejos. Você terá mais tempo para realizar os desejos quando se tornar mais estável financeiramente.
Taxa de juros mais baixa
Não fará mal nenhum se não tiver muitos cartões de crédito, mas apenas guarde um para efeitos de emergência e destrua os restantes. Mantenha aquele que tem a menor taxa de juros para que você possa pagar suas contas com eficácia todos os meses. Com relação aos demais cartões, basta transferir o saldo para o cartão que você escolher manter. Ter apenas uma fatura de cartão de crédito facilitará o gerenciamento.
Por fim, converse com seu gerente financeiro ou com a instituição de crédito à qual você está endividado. Não tenha medo de pedir uma reestruturação do empréstimo. Mostre a eles seus documentos financeiros e o orçamento que você preparou anteriormente. Diga a eles quanto você poderá pagar mensalmente e quanto mais tempo precisará para saldar a dívida. Provavelmente, você será encontrado a meio caminho de uma solução para suas preocupações com dívidas.
Quando você já estiver livre de dívidas, certifique-se de seguir seu orçamento e fazer questão de economizar uma parte do seu dia de pagamento para uso futuro. Certamente, você não gostaria de cometer o mesmo erro de se endividar novamente.